Estratégias de comunicação em situação poliádica de creche (1999)
- Autores:
- Autor USP: CARVALHO, ANA MARIA ALMEIDA - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s0100-15741999000100009
- Assuntos: INTERAÇÃO SOCIAL (COMPORTAMENTO SOCIAL); CRIANÇAS; CRECHES
- Idioma: Português
- Resumo: Tendo em vista a importância das experiências iniciais, em termos de responsividade e sincronicidade nas interações com o meio, com amplas repercussões nos terrenos cognitivo, social e afetivo, o presente trabalho objetivou investigar as possibilidades da creche como contexto interacional. 61 crianças de um a três anos, de cinco creches diferentes, metade delas proveniente de creches privadas e as demais de creches públicas, foram observadas em seus ambientes naturais de brinquedo, nas creches, em três sessões de dez minutos cada, tomadas em dias diferentes. Amostras de episódios interativos entre adultos e crianças foram examidas qualitativamente, buscando identificar os parceiros das interações e os modos pelos quais criança e adultos situam-se no conjunto das interações. Os resultados dessa análise sugeriram que o adulto, além das esperadas estratégias de comunicaçã individual ou coletiva, emprega comumente uma terceira estratégia básica de comunicação, aqui denominada comunicação articulada, com alternância de alvos e articulação, inclusive temática entre os alvos.Nesse padrão o adulto estende as interações que ocorrem com um indivíduo para outros, amplificando o episódio interativo, criando inter-relações entre temas e indivíduos. Esses resultados são discutidos em termos da inadequação da oposição situação diática versus poliádica , que costuma ser empregada para comparar os contextos de criação em ambientes familiar ou coletivo
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 106, p. 173-189, 1999
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
LORDELO, Eulina da Rocha e CARVALHO, Ana Maria Almeida. Estratégias de comunicação em situação poliádica de creche. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, v. 106, p. 173-189, 1999Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0100-15741999000100009. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Lordelo, E. da R., & Carvalho, A. M. A. (1999). Estratégias de comunicação em situação poliádica de creche. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, 106, 173-189. doi:10.1590/s0100-15741999000100009 -
NLM
Lordelo E da R, Carvalho AMA. Estratégias de comunicação em situação poliádica de creche [Internet]. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. 1999 ; 106 173-189.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0100-15741999000100009 -
Vancouver
Lordelo E da R, Carvalho AMA. Estratégias de comunicação em situação poliádica de creche [Internet]. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. 1999 ; 106 173-189.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0100-15741999000100009 - Teto, ninho, território: brincadeiras de casinha
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s0100-15741999000100009 (Fonte: oaDOI API)
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