Information Literacy: princípios, filosofia e prática (2003)
- Autor:
- Autor USP: DUDZIAK, ELISABETH ADRIANA - EP
- Unidade: EP
- DOI: 10.1590/S0100-19652003000100003
- Subjects: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA; CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: Surgida na literatura em 1974, a information literacy liga-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente universo informacional. Incorporando habilidades, conhecimentos e valores relacionados à busca, acesso, avaliação, organização e difusão da informação e do conhecimento. A information literacy é a própria essência da competência em informação. O objetivo deste trabalho é definir a information literacy a partir do entendimento do conceito, objetivos e práticas relacionadas, com ênfase no papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário. Inicialmente, apresenta-se a evolução do conceito segundo um referencial histórico. Examina-se a information literacy enquanto processo de interiorização de conhecimentos, habilidades e valores ligados à informação e ao aprendizado. Define-se a expressão, suas características e objetivos. Discutem-se diferentes concepções de information literacy, segundo três referenciais: informação, conhecimento e aprendizado. Em seguida, são elencados pontos relevantes de atuação de bibliotecas e bibliotecários na implementação de uma educação voltada para a information literacy. Explorando a information literacy education, evidencia-se a necessidade de construção de um novo paradigma educacional ante a sociedade atual que incorpore a competência em informação
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Ciência da Informação
- ISSN: 0100-1965
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-sa
-
ABNT
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v. 32, n. ja/abr. 2003, p. 23-35, 2003Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Dudziak, E. A. (2003). Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, 32( ja/abr. 2003), 23-35. doi:10.1590/S0100-19652003000100003 -
NLM
Dudziak EA. Information Literacy: princípios, filosofia e prática [Internet]. Ciência da Informação. 2003 ; 32( ja/abr. 2003): 23-35.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003 -
Vancouver
Dudziak EA. Information Literacy: princípios, filosofia e prática [Internet]. Ciência da Informação. 2003 ; 32( ja/abr. 2003): 23-35.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003 - Tendências inovadoras em bibliotecas universitárias rumo à constituição de Learning Libraries
- Da inclusão digital à inclusão social pela competência em informação
- O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social
- A Blogosfera: perspectivas e desafios da ciência da informação
- Information literacy as an emancipatory process directed to social inclusion in a knowledge society
- Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da information literacy
- List of Selected Information Literacy Resources Available in the Portuguese Language (Brazil)*
- Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial
- Teoria da Complexidade e o estudo da inovação nas organizações: subsídios a uma abordagem sociotécnica
- Competência em informação melhores práticas educacionais voltadas para a information literacy
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0100-19652003000100003 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas