O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma (2003)
- Authors:
- Autor USP: OLIVEIRA, LUIZA RODRIGUES DE - FE
- Unidade: FE
- Assunto: ESCOLAS (TRANSFORMAÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: Este traballo teve como objetivo o estudo do processo de reprodução-transformação na escola, para além da teoria da reprodução. Com esta finalidade, o aporte teórico foi a Psicologia Institucional de base foucaultiana, a qual permitiu entender a instituição escolar como o que se estabelece nas relações concretas entre seus principais atores, o professor e o aluno. Esta concepção de escola como instituicão permitiu entender também o conceito de sujeito para além do discurso da filosofia moderna, para além da idéia de sujeito endógeno, é a noção de sujeito como sendo constituído pelas práticas institucionais e sendo delas constituinte. Portanto, constituiu-se a idéia de que para compreender uma rede institucional precisa-se escutar as vozes dos atores institucionais, precisa-se entrever o sujeito institucional. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos de uma determinada escola. Concluiu-se que o processo de reprodução-transformação acontece num mesmo ato na escola da modernidade, porque a reprodução, a imposição da disciplina sempre traz seu oposto. Desta forma, as falas dos atores escolares que apresentam a indisciplina são indicativas da transformação na escola, da ação do sujeito
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.05.2003
-
ABNT
OLIVEIRA, Luiza Rodrigues de. O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Oliveira, L. R. de. (2003). O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Oliveira LR de. O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Oliveira LR de. O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas