Riscos, recursos e fatores de proteção associados ao baixo e alto rendimento acadêmico: um estudo comparativo (2002)
- Authors:
- Autor USP: SANTOS, PATRICIA LEILA DOS - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Sigla do Departamento: 594
- Subjects: RENDIMENTO ESCOLAR; CRIANÇAS; PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- Language: Português
- Abstract: Estudos têm destacado a importância da identificação tanto dos fatores de risco quanto dos recursos e fatores de proteção associados ao desempenho acadêmico, favorecendo à melhor compreensão dos processos e mecanismos que levam tanto ao sucesso quanto ao fracasso escolar. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é estabelecer comparações quanto à presença de fatores potenciais de risco, recursos e fatores de proteção entre dois grupos de crianças: um com alto rendimento acadêmico (ARA) e outro com baixo (BRA). Para isto, partindo da avaliação dos professores, selecionaram-se 20 crianças para comporem cada grupo de estudo, num total de 40 crianças, com idades variando entre 6 e 10 anos. Essas crianças foram avaliadas através do Teste de Raven, Bender e TDE; foi solicitado a seus professores que preenchessem a Escala Infantil B de Rutter e, suas mães foram entrevistadas segundo um roteiro sobre Condições de Desenvolvimento da Criança, preencheram a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter e um Formulário Informativo sobre o Nível Sócio-Econômico e Estrutura Familiar. Os resultados das avaliações das crianças através dos testes e das escalas, bem como as informações do formulário foram sistematizados e elaborou-se um sistema de categorias para classificar as respostas das mães às questões da entrevista. Os dados referentes às escalas e à entrevista foram submetidos à análise estatística para verificar as diferenças significativas entre os grupos BRA e ARA. Foramtambém tabulados os dados individuais de três crianças de cada grupo, considerando-se a presença ou não de condições favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento. Os resultados mostram que, de modo geral, as crianças do grupo BRA tiveram um desempenho inferior às do grupo ARA em todas as provas aplicadas. Nas duas escalas de comportamento, a maioria das crianças do grupo BRA obteve escores indicativos da presença de problemas de comportamento, ) o que não ocorreu no grupo ARA. Quanto às diferenças estatisticamente significativas encontradas na análise dos dados da entrevista, destaca-se no grupo BRA a maior incidência de: mães mais jovens e amasiadas na época da gestação; crianças com reação negativa ao ingressarem na 1 a. série; eventos como repetência, mudança de professor e greve escolar; crianças com dificuldades de fala; atraso no desenvolvimento da locomoção e reações agressivas quando nervosas. Por outro lado, no grupo ARA foi significativamente maior a incidência de mães casadas quando engravidaram; crianças que freqüentaram pré-escola; crianças com reação positiva ao ingressarem na 1ª série; com relacionamento positivo com o professor e com os colegas; com início da fala antes de 12 meses de idade e que sabem contar e inventar histórias. A análise dos dados individuais de seis sujeitos mostra que na história das crianças do grupo BRA aparecem mais eventos adversos ao desenvolvimento, enquanto na das crianças do ARA há maior ocorrência decondições favoráveis ao desenvolvimento. Fica evidente que as crianças com BRA estão em desvantagem quando comparadas às crianças com ARA, com resultados intelectuais e visomotores mais baixos e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Além disso, os resultados apontam uma forte associação entre baixo rendimento acadêmico e problemas de comportamento e, ainda, sugerem que as dificuldades de fala e de relacionamento social constituem-se em fatores de risco importantes para o desenvolvimento de dificuldades de aprendizagem, bem como que um número maior de recursos na casa e habilidades de linguagem podem ser protetores. É possível a identificação precoce do risco para o desenvolvimento de dificuldades de aprendizagem, o que aponta para a importância do planejamento de ações junto às famílias e instituições educacionais para que possam propiciar condições favorecedoras da aprendizagem
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2002
- Data da defesa: 16.04.2002
-
ABNT
SANTOS, Patrícia Leila dos. Riscos, recursos e fatores de proteção associados ao baixo e alto rendimento acadêmico: um estudo comparativo. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2002. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Santos, P. L. dos. (2002). Riscos, recursos e fatores de proteção associados ao baixo e alto rendimento acadêmico: um estudo comparativo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Santos PL dos. Riscos, recursos e fatores de proteção associados ao baixo e alto rendimento acadêmico: um estudo comparativo. 2002 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Santos PL dos. Riscos, recursos e fatores de proteção associados ao baixo e alto rendimento acadêmico: um estudo comparativo. 2002 ;[citado 2024 set. 18 ] - Perfil demográfico e de desempenho acadêmico de crianças ingressantes na 1ª série do ensino fundamental de 9 anos
- Promoção de saúde na escola: oficinas e atividades para estimular a aprendizagem, socialização, saúde e cidadania
- Avaliando o funcionamento familiar através da Escala de Avaliação da Coesão e Adaptabilidade Familiar (FACES IV)
- Características do atendimento psicológico oferecido a crianças e adolescentes no núcleo de saúde mental do CSE da FMRP-USP
- Problemas de sáude mental de crianças e adolescentes atendidos em um serviço público de psicologia infantil
- Promoção de saúde na escola: oficinas e atividades para estimular a aprendizagem, socialização, saúde e cidadania
- Atividades físicas e de lazer e seu impacto sobre a cognição no envelhecimento
- Perfil da clientela atendida pelo setor de Fonoaudiologia no Núcleo de Saúde Mental do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
- Qualidade de vida no envelhecimento: estudo de seguimento após nove meses
- Associações entre noções de escrita e consciência fonológica em crianças pré-escolares
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas