Crianças referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar: comparação com alunos não referidos (1997)
- Authors:
- USP affiliated authors: MARTURANO, EDNA MARIA - FMRP ; LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS - FMRP ; LOUREIRO, SONIA REGINA - FMRP ; MACHADO, VERA LUCIA SOBRAL - FFCLRP
- Unidades: FMRP; FFCLRP
- Subjects: RENDIMENTO ESCOLAR; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: Considerando a eficácia questionável do ensino público elementar no Brasil, este estudo teve por objetivo verificar se crianças brasileiras referidas para atendimento psicológico em virtude de dificuldades escolares apresentam qualquer problema que demande ajuda profissional. Três grupos foram avaliados: crianças com baixo desempenho escolar referidas para atendimento psicológico, crianças com baixo desempenho não referidas para atendimento e crianças com bom desempenho. A avaliação incluiu o WISC, a Escala de Maturidade Mental Colúmbia, o Teste Gestáltico Visomotor de Bender, o HTP, o Teste de Pirâmides Coloridas de Pfister, escalas de avaliação do comportamento preenchidas por mães e professoras e tarefas lingüísticas e escolares. O perfil de diferenças entre os grupos sugeriu uma clara associação entre desempenho escolar pobre e problemas de ajustamento / comportamento apenas no grupo referido para atendimento psicológico. Esses resultados ressaltam a necessidade de um procedimento diagnóstico cuidadoso para identificar as crianças deste grupo que requerem suporte psicológico
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Interamericana de Psicologia
- ISSN: 0034-9690
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 31, n. 2, p. 223-241, 1997
-
ABNT
MARTURANO, Edna Maria et al. Crianças referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar: comparação com alunos não referidos. Revista Interamericana de Psicologia, v. 31, n. 2, p. 223-241, 1997Tradução . . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Marturano, E. M., Linhares, M. B. M., Loureiro, S. R., & Machado, V. L. S. (1997). Crianças referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar: comparação com alunos não referidos. Revista Interamericana de Psicologia, 31( 2), 223-241. -
NLM
Marturano EM, Linhares MBM, Loureiro SR, Machado VLS. Crianças referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar: comparação com alunos não referidos. Revista Interamericana de Psicologia. 1997 ; 31( 2): 223-241.[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Marturano EM, Linhares MBM, Loureiro SR, Machado VLS. Crianças referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar: comparação com alunos não referidos. Revista Interamericana de Psicologia. 1997 ; 31( 2): 223-241.[citado 2024 set. 18 ] - Criancas com dificuldades escolares: avaliacao atraves do wise e do bender
- Avaliacao psicologica pode fornecer indicadores de dificuldades associados a dificuldades escolares
- Avaliação de crianças com baixo rendimento escolar, diferenciadas quanto ao nível cognitivo
- Avaliação psicológica pode fornecer indicadores de problemas associados a dificuldades escolares
- Avaliacao de pais e professores sobre ajustamento social e comportamental: comparacao entre alunos com dificuldades escolares e em atendimento psicologico, com dificuldades escolares e sem encaminhamento e alunos sem dificuldades escolares
- Criancas com dificuldades escolares: avaliacao atraves do pfister
- Criancas com dificuldades escolares: caracteristicas de comportamento segundo a percepcao dos pais
- Criancas com dificuldades escolares: avaliacao atraves do bender
- Criancas com queixas de dificuldades escolares: avaliacao psicologica atraves de tecnica grafica
- Criancas com queixa de dificuldade escolar que procuram ajuda psicologica: avaliacao intelectual atraves do wisc
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas