Inteligência e avaliação: da idéia de medida à idéia de projeto (2001)
- Autores:
- Autor USP: SMOLE, KATIA CRISTINA STOCCO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; INTELIGÊNCIA
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho investiga as relações entre concepções de inteligência e a avaliação escolar, com o intuito de desvendar as possíveis implicações educacionais daí decorrentes, especialmente no referente ao projeto de formação do aluno e na constituição de um sujeito com autonomia para realizar seus projetos pessoais. A pesquisa deu-se a partir da análise crítica da avaliação praticada na escola significativamente influenciada pela mediação e pela busca de objetividade, para relacioná-la com uma visão distorcida do aluno sobre sua inteligência, sobre o valor do conhecimento escolar e com a perda, no aluno, da vontade por aprender. Tem como hipóteses que nenhuma modificação na concepção de avaliação, como medida, será realizada sem que ao mesmo tempo haja uma alteração na concepção de inteligência ligada à medida, para uma concepção de criação, de projeto. Considera que a avaliação é um elemento articulador do processo de ensino a aprendizagem desempenhando papel central na formação do aluno, e que a perspectiva da classificação presente na avaliação pode ser superada se a escola aproximar a avaliação da perspectiva de projeto. Tomando por base a Teoria da Inteligência Criadora de José Antonio Marina, o trabalho examina a forma da avaliação na escola, propondo ações que auxiliem a transformação da prática e apresenta como conclusão que é possível organizar um caminho para a avaliação, que seja viável de ser desenvolvido e utilizado na práticaescolar. A proposta é conceber a avaliação como um elemento intrinsecamente associado ao projeto educativo e mediador dos projetos pessoais dos atores do processo de ensinar e aprender
- Imprenta:
- Data da defesa: 22.05.2001
-
ABNT
SMOLE, Katia Cristina Stocco. Inteligência e avaliação: da idéia de medida à idéia de projeto. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Smole, K. C. S. (2001). Inteligência e avaliação: da idéia de medida à idéia de projeto (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Smole KCS. Inteligência e avaliação: da idéia de medida à idéia de projeto. 2001 ;[citado 2024 set. 20 ] -
Vancouver
Smole KCS. Inteligência e avaliação: da idéia de medida à idéia de projeto. 2001 ;[citado 2024 set. 20 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas