Análise da mudança de paradigma do ensino de graduação em patologia na odontologia: proposta de ensino-aprendizado a distância via internet (2001)
- Authors:
- Autor USP: CORRÊA, LUCIANA - FO
- Unidade: FO
- Sigla do Departamento: ODE
- Subjects: PATOLOGIA BUCAL; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Language: Português
- Abstract: O ensino a distância é uma modalidade recente de ensino-aprendizado, envolvendo tecnologias modernas de informação, dentre elas a Internet. Na área médico-odontológica, o ensino a distância tem sido empregado principalmente para cursos de educação continuada e de pós-graduação, cujos resultados acerca da relação custo/benefício e de graus de eficiência ainda estão para serem delineados. Para a graduação, existem poucos relatos citados na literatura referentes à aplicação do ensino a distância juntamente com a Internet. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito que a mudança de paradigma de ensino acarretou sobre os alunos dos cursos diurno e noturno do primeiro semestre de 2000, ao se aplicarem "sites" de Patologia Geral e Patologia Bucal juntamente com o ensino presencial. Dentro dessa análise, priorizou-se a reflexão acerca do potencial interdisciplinar fornecido pela tecnologia dos hipertextos e seu efeito sobre o corpo discente e docente, bem como o estabelecimento de um protocolo de produção de material didático "on line". Para tanto, foram criados bancos de dados digitais para as duas disciplinas, os quais serviram como fonte de informações para a estruturação de três "sites": um relacionado à Patologia Bucal e dois à Patologia Geral. Esses "sites" foram aplicados para os graduandos do primeiro semestre de 2000 que estavam cursando as disciplinas de Patologia Geral e Bucal, bem como para alunos de graduação de várias instituições de Odontologia do País,participantes do curso de introdução à técnica cirúrgica ministrado no XXV Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia. Os resultados da aplicação dos "sites" indicaram que os alunos estão aptos autilizar a Internet como ferramenta de estudo e aprovaram a iniciativa de implementação de um ensino misto (presencial e não-presencial); contudo, ainda mostram-se reticentes quanto ao estudo por intermédio de uma linguagem baseada em hipertexto, o ) que denota serem alunos ainda em transição quanto a essa nova modalidade de comunicação. Foram detectadas ainda falhas de infra-estrutura tecnológica na instituição, bem como um descompasso entre as aulas presenciais e não-presenciais. Concluiu-se que é viável a mudança de paradigma do ensino atual na Odontologia, considerando-se o preparo e a receptividade dos alunos para essa mudança; contudo, certas modificações por parte da instituição e do corpo docente deverão ser feitas, principalmente no que concerne à infra-estrutura tecnológica, ao plano curricular e às estratégias pedagógicas que visam interdisciplinaridade
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.03.2001
-
ABNT
CORRÊA, Luciana. Análise da mudança de paradigma do ensino de graduação em patologia na odontologia: proposta de ensino-aprendizado a distância via internet. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 04 maio 2024. -
APA
Corrêa, L. (2001). Análise da mudança de paradigma do ensino de graduação em patologia na odontologia: proposta de ensino-aprendizado a distância via internet (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Corrêa L. Análise da mudança de paradigma do ensino de graduação em patologia na odontologia: proposta de ensino-aprendizado a distância via internet. 2001 ;[citado 2024 maio 04 ] -
Vancouver
Corrêa L. Análise da mudança de paradigma do ensino de graduação em patologia na odontologia: proposta de ensino-aprendizado a distância via internet. 2001 ;[citado 2024 maio 04 ] - Do paladar em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas e associação com toxicidades relacionadas ao tratamento
- Lesões orais derivadas de distúrbios de coagulação em pacientes com COVID-19 em unidades de terapia intensiva: um estudo retrospectivo
- Prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes submetidos ao transplante de medula óssea
- Dificuldades dos alunos de graduação em Odontologia na inserção e desempenho acadêmicos
- Effect of irradiation with red and infrared laser in the treatment of oral mucositis: A pilot study with patients undergoing chemotherapy with 5-FU
- Avaliação da aréa de dano por coagulação protética em biópsias orais realizadas com laser de alta potência
- Expressão imunoistoquímica de proteínas de choque térmico no tecido periodontal de ratos irradiados com laser de diodo
- ATR-FTIR spectroscopy for the assessment of biochemical changes in skin due to cutaneous squamous cell carcinoma
- Efeito do alcoolismo crônico sobre a população de células dendríticas na mucosa bucal durante o reparo de ferida induzida
- Tumor mass in the palate after bone marrow transplantation: secondary malignancy and bone marrow transplantation
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas