Arranjos e desarranjos entre filme espectador e historia na filmografia de Pier Paolo Pasolini (1996)
- Authors:
- Autor USP: BAMONTE, DUVALDO - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CTR
- Assunto: CINEMA
- Language: Português
- Abstract: A dissertacao procura tracar alguns dos redirecionamentos articulados na filmografia de pier paolo pasolini frente ao cinema do inicio dos anos 60, principalmente em relacao ao recorte cinema de autor. Dois deste desvios, por assim dizer, interessaram mais de perto ( nos dois filmes analisados, o la ricotta e o la rabbia, ambos, de 1963): o primeiro sobre a desmobilizacao da autoria enquanto corpo semantico, no confronto entre o universo de autor e o mandato do autor, na dimensao da organicidade definida por gramsci, e, segundo, que recorre ao arquivo de imagens de cine-jornais para estabelecer o papel de intermediacao exercicio pelo cinema na organizacao/desorganizacao das referencias da memoria/historia contemporanea
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.05.1996
-
ABNT
BAMONTE, Duvaldo. Arranjos e desarranjos entre filme espectador e historia na filmografia de Pier Paolo Pasolini. 1996. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Bamonte, D. (1996). Arranjos e desarranjos entre filme espectador e historia na filmografia de Pier Paolo Pasolini (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Bamonte D. Arranjos e desarranjos entre filme espectador e historia na filmografia de Pier Paolo Pasolini. 1996 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Bamonte D. Arranjos e desarranjos entre filme espectador e historia na filmografia de Pier Paolo Pasolini. 1996 ;[citado 2024 set. 25 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas