Ciencia, tecnologia, sociedade: mudancas curriculares e formacao de professores (1993)
- Autores:
- Autor USP: TRIVELATO, SILVIA LUZIA FRATESCHI - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CURRÍCULOS E PROGRAMAS
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho tem como proposito avaliar o impacto de sugestoes curriculares que propoem a discussao das relacoes ciencia/tecnologia/sociedade, bem como refletir sobre as condicoes que podem gerar mudancas na atividade docente. Nesse sentido, organizou-se um grupo de pesquisa, sediado na faculdade de educacao da universidade de sao paulo, que elaborou material didatico de apoio ao professor, planejou e realizou curso de atualizacao e efetuou pesquisa de campo em escolas das redes oficial e particular de ensino. Os dados obtidos atraves de entrevistas e observacoes das aulas dos professores envolvidos no projeto foram, numa primeira etapa, analisados pelos auxiliares de pesquisa e, posteriormente, reinterpretados, como aqui se apresentam. A articulacao dos diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento deste projeto ocasionou o questionamento sobre as possibilidades de uma efetiva inovacao curricular. Consideramos, ao final deste trabalho, que tal fato so ocorrera se houver, por parte dos educadores, uma genuina disposicao para mudancas. Desse modo, e relevante que os cursos de formacao de professores se voltem para tematicas que valorizem a melhoria do ensino de primeiro e segundo graus e a consciencia da cidadania
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.12.1993
-
ABNT
TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Ciencia, tecnologia, sociedade: mudancas curriculares e formacao de professores. 1993. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. . Acesso em: 01 maio 2024. -
APA
Trivelato, S. L. F. (1993). Ciencia, tecnologia, sociedade: mudancas curriculares e formacao de professores (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Trivelato SLF. Ciencia, tecnologia, sociedade: mudancas curriculares e formacao de professores. 1993 ;[citado 2024 maio 01 ] -
Vancouver
Trivelato SLF. Ciencia, tecnologia, sociedade: mudancas curriculares e formacao de professores. 1993 ;[citado 2024 maio 01 ] - Um programa de ciências para educação continuada
- Os livros didáticos de biologia do século XX
- Estudo de diferentes cursos de educacao ambiental como agentes de motivacao para o trabalho pedagogico
- Recursos didáticos nas aulas de biologia: o que pensam os futuros professores
- Argumentação científica em um filme infanto-juvenil e na escrita dos alunos: uma relação possível
- Análise da argumentação em uma atividade investigativa de Biologia no Ensino Médio
- Rodas de ciências na educação infantil: um aprendizado lúdico e prazeroso
- Ensino de ciências
- O uso de inscrições literárias na construção de explicações em sala de aula
- Resgatando talentos dos professores. [Depoimento]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas