Roda e o registro: caminhos para a parceria entre professor e alunos na construção dos conhecimentos (1991)
- Authors:
- Autor USP: WARSCHAUER, CECILIA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Subjects: PRÁTICA DE ENSINO; ENSINO E APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho procura contribuir para a construcao de uma metodologia do projeto interdisciplinar na escola. Metodologia que inclui criatividade e ousadia. A escola, ao mesmo tempo que reproduz a fragmentacao do saber e as relacoes de poder existentes na sociedade, possibilita tambem um espaco para a criacao de alternativas. Um espaco a ser conquistado atraves do compromisso com a reflexao diaria. Reflexao que se realiza nos registros, oportunidades em que o professor e alunos educam-se como parceiros enquanto constroem os conhecimentos. A roda e o registro sao aqui abordados como possibilidades de construcao dos conhecimentos alimentando o dialogo entre a objetividade e a subjetividade, convidando o ludico, a afetividade e o imaginario, a fazerem parte dessa construcao ao lado da sistematizacao dos conteudos basicos referentes ao ensino de primeiro grau. A procura de uma articulacao entre teoria e pratica esteve presente nao so nas experiencias relatadas na escola de primeiro grau, como tambem na forma dessa dissertacao, que reflete na pratica o conteudo exposto. Isto ocorre atraves da utilizacao de desenhos e de uma linguagem poetica e ludica como complementos das reflexoes teoricas
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.12.1991
-
ABNT
WARSCHAUER, Cecilia. Roda e o registro: caminhos para a parceria entre professor e alunos na construção dos conhecimentos. 1991. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Warschauer, C. (1991). Roda e o registro: caminhos para a parceria entre professor e alunos na construção dos conhecimentos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Warschauer C. Roda e o registro: caminhos para a parceria entre professor e alunos na construção dos conhecimentos. 1991 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Warschauer C. Roda e o registro: caminhos para a parceria entre professor e alunos na construção dos conhecimentos. 1991 ;[citado 2024 set. 19 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas