Academic achievement and the effects of the student’s learning context: a study on PISA data (2021)
- Autores:
- Autores USP: PONTI, MAYRA ANTONELLI - FFCLRP ; MONTICELLI, PATRICIA FERREIRA - FFCLRP ; VERSUTI, FABIANA MARIS - FFCLRP ; ELIAS, LUCIANA CARLA DOS SANTOS - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- DOI: 10.1590/1413-82712021260102
- Assuntos: AMBIENTE ESCOLAR; EDUCAÇÃO; FAMÍLIA; LAÇO SOCIAL; SOCIEDADE
- Palavras-chave do autor: School environment; Education; Family; Social bond; Companies; Educación
- Idioma: Inglês
- Resumo: O desempenho escolar está sujeito a um contexto de múltiplos fatores, relacionados ao estudante, escola e família (EEF). A partir de autorrelatos de 23.141 brasileiros, obtidos do PISA 2015, foram selecionadas medidas representativas de EEF e medidos seus impactos sobre escores de desempenho escolar em matemática, leitura e ciências. Registrou-se forte correlação entre a sensação de pertencimento à escola (BELONG) e suporte emocional da família (EMOSUPS) com os três desempenhos investigados; o EMOSUPS teve efeito sobre como o estudante se sente na escola e quando é avaliado; os recursos educacionais e culturais do lar afetaram as três dimensões de EEC, no sentido de aumentar o EMOSUPS, BELONG, e os desempenhos escolares e diminuição da ansiedade durante avaliações. Reitera-se assim a importância do ambiente escolar e da família sobre o desempenho dos estudantes, e a necessidade de essas dimensões serem alvo de políticas públicas na área da educação
- Imprenta:
- Local: Bragança Paulista
- Data de publicação: 2021
- Fonte:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
PONTI, Mayra Antonelli et al. Academic achievement and the effects of the student’s learning context: a study on PISA data. Psico-USF, v. 26, n. 1, p. 13-25, 2021Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-82712021260102. Acesso em: 19 jun. 2025. -
APA
Ponti, M. A., Monticelli, P. F., Versuti, F. M., Campos, J. R., & Elias, L. C. dos S. (2021). Academic achievement and the effects of the student’s learning context: a study on PISA data. Psico-USF, 26( 1), 13-25. doi:10.1590/1413-82712021260102 -
NLM
Ponti MA, Monticelli PF, Versuti FM, Campos JR, Elias LC dos S. Academic achievement and the effects of the student’s learning context: a study on PISA data [Internet]. Psico-USF. 2021 ; 26( 1): 13-25.[citado 2025 jun. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1413-82712021260102 -
Vancouver
Ponti MA, Monticelli PF, Versuti FM, Campos JR, Elias LC dos S. Academic achievement and the effects of the student’s learning context: a study on PISA data [Internet]. Psico-USF. 2021 ; 26( 1): 13-25.[citado 2025 jun. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1413-82712021260102 - Percepção de professores sobre a influência genética e ambiental em comportamentos relevantes no processo educacional
- Novas tecnologias e a educação: o uso do blog como estratégia de ensino
- Concepções sobre a origem do comportamento humano e percepções sobre práticas docentes: potencialidades da formação continuada com base na psicobiologia
- Caracterização de habilidades sociais, desempenho acadêmico e problemas de comportamento em crianças e associação com habilidades sociais educativas de professores
- Escola de formação de professores e habilidades sociais no contexto educativo: um diálogo possível
- Crianças com dificuldade de aprendizagem: estudo de seguimento
- Crianças que apresentam baixo rendimento escolar e problemas de comportamento associados: caracterização e intervenção
- Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais
- Contribuições da Bioacústica ao estudo do comportamento e suas aplicações tecnológicas
- ARQSOMA: a primeira biblioteca sonora do Brasil especializada em mamíferos terrestres
Informações sobre o DOI: 10.1590/1413-82712021260102 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
003240472.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas