Exportar registro bibliográfico

Entre o canto das paixões e os artifícios da harmonia: o pensamento musical de Rousseau contra o sistema harmônico de Rameau (2017)

  • Authors:
  • Autor USP: YASOSHIMA, FABIO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLF
  • Subjects: ESTÉTICA DA MÚSICA; HARMONIA (MÚSICA)
  • Keywords: Quarrel between Rousseau and Rameau; Querela Rousseau-Rameau
  • Agências de fomento:
  • Language: Português
  • Abstract: Sabemos que a querela entre Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Jean-Philippe Rameau (1683-1764) está sujeita a diferentes leituras, cujo interesse muitas vezes foi reduzido a um curioso anedotário ou a uma disputa produzida tão somente pelos humores de ambos. Nesta pesquisa, contudo, para além do relato biográfico e das conjecturas sobre as causas da rivalidade entre Rousseau e Rameau, intentamos priorizar uma análise que buscasse balizar os posicionamentos estéticos de um e outro, com ênfase nos argumentos expostos por Rousseau em sua contraposição ao sistema harmônico de Rameau. Ao longo deste debate, entendemos que, ao esquadrinhar e, posteriormente, criticar os escritos de Rameau, Rousseau teria encontrado ideias extraordinariamente férteis que favoreceram o desenvolvimento de seu pensamento musical. Para sustentar a tese da preeminência da melodia sobre a harmonia, assim contrariando os princípios do sistema ramista, o autor da maior parte dos verbetes sobre música da Enciclopédia, da Carta sobre a música francesa e do Dicionário de música, jamais deixaria de se referir ao sistema harmônico de seu rival. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a querela Rousseau-Rameau sob este aspecto, assim como apontar a relação da disputa assinalada com inflamados debates que também estiveram em pauta na França da segunda metade do século XVIII, a exemplo da Querela dos Bufões. Para tanto, além de examinar aspectos pontuais dos escritos musicais já mencionados,cotejando-os com alguns dos principais textos da vasta obra teórica de Rameau, procuramos nos deter na análise do texto de Rousseau intitulado Exame de dois princípios avançados pelo Sr. Rameau, cuja tradução apresentamos em anexo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.06.2017
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      YASOSHIMA, Fabio. Entre o canto das paixões e os artifícios da harmonia: o pensamento musical de Rousseau contra o sistema harmônico de Rameau. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09012018-191900/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Yasoshima, F. (2017). Entre o canto das paixões e os artifícios da harmonia: o pensamento musical de Rousseau contra o sistema harmônico de Rameau (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09012018-191900/
    • NLM

      Yasoshima F. Entre o canto das paixões e os artifícios da harmonia: o pensamento musical de Rousseau contra o sistema harmônico de Rameau [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09012018-191900/
    • Vancouver

      Yasoshima F. Entre o canto das paixões e os artifícios da harmonia: o pensamento musical de Rousseau contra o sistema harmônico de Rameau [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09012018-191900/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024