Flávio Império teatro e arquitetura 1960-1977: as relações interdisciplinares (2017)
- Autores:
- Autor USP: MACHADO, ROGERIO MARCONDES - FAU
- Unidade: FAU
- Sigla do Departamento: AUH
- Assuntos: ARQUITETURA MODERNA; TEATRO ÉPICO; POP ARTE; TROPICALISMO
- Agências de fomento:
- Idioma: Português
- Resumo: Tendo como hipótese a de que as teorias teatrais podem ser utilizadas para a análise e para o estímulo da produção de arquitetura e urbanismo configura-se, nesta tese, um campo interdisciplinar cujo foco é a produção do arquiteto e cenógrafo Flávio Império(1935-1985). Império é um importante elo entre o teatro e a arquitetura vanguardistas produzidas em São Paulo, especialmente durante o período em que foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP); por esse motivo adota-se esse período como o recorte temporal desta pesquisa. Em São Paulo, o engajamento político dos arquitetos e dos artistas do teatro, ao longo da década de 1960, os levaram a desenvolver linguagens artísticas bastantes distintas, apesar de compartilharem objetivos políticos e sociais similares. A análise da produção arquitetônica e cenográfica de Império, complementada com a de outros artistas próximos ao seu contexto, permite descrever as convergências e divergências entre a linguagem arquitetônica brutalista, como defendida por Vilanova Artigas (1915-1985), arquiteto e professor da FAU-USP, e o teatro épico brechtiano valorizado pelos grupos Teatro de Arena e Teatro Oficina, junto aos quais Império trabalhou intensamente. O atrito entre estas duas linguagens (a arquitetônica e a teatral) manifesta-se na produção realizada por Império junto com os arquitetos Sérgio Ferro (1938) e Rodrigo Lefèvre (1938-1984), em que o pensamento utópico e desenvolvimentista, característico do brutalismo paulistano, confrontava-se com as propostas realistas e de exploração do cotidiano, defendidas por Bertolt Brecht (1898-1956).(Continuação)(Continua)O retrocesso democrático produzido pelo Golpe Civil-militar de 1964 e pela consolidação da ditadura como Ato Institucional n.5 (AI-5) em 1968, colocam à prova estas distintas opções artísticas. A arquitetura reage reforçando a autonomia do seu campo disciplinar e artístico, enquanto que o teatro, em sentido oposto, coloca em cheque a pertinência das estratégias políticas e artísticas enrijecidas, e isso se pode observar na produção Tropicalista, intensa em muitos campos artísticos, mas não no ambiente cultural da FAU-USP. Enquanto o teatro, e as artes plásticas, exploraram os aspectos rituais, imagéticos e corporais da produção cultural, questionando o status do objeto artístico, os arquitetos mantiveram-se fiéis à espacialidade e à temporalidade abstrata e impessoal do modernismo. Estas questões são aqui desenvolvidas e analisadas tendo como referência as ideias teatrais influentes naquele período - partilhadas por Império - e foram utilizadas como ferramenta crítica desta produção arquitetônica e urbanística
- Imprenta:
- Data da defesa: 28.04.2017
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ABNT
MACHADO, Rogerio Marcondes. Flávio Império teatro e arquitetura 1960-1977: as relações interdisciplinares. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-22062017-154110/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Machado, R. M. (2017). Flávio Império teatro e arquitetura 1960-1977: as relações interdisciplinares (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-22062017-154110/ -
NLM
Machado RM. Flávio Império teatro e arquitetura 1960-1977: as relações interdisciplinares [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-22062017-154110/ -
Vancouver
Machado RM. Flávio Império teatro e arquitetura 1960-1977: as relações interdisciplinares [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-22062017-154110/
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