Exportar registro bibliográfico

História: ensino, raça e cultura (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: CORRêA, MICHELLE VIVIANE GODINHO - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; DIDÁTICA; RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS
  • Palavras-chave do autor: Didactic; Didática; Ensino e aprendizagem; Ethnic and racial relations; Fenomenologia; História; History; Phenomenology; Relações étnicas e raciais; Teaching and learning
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esse trabalho tem como objetivo produzir contribuições para a pesquisa e para a didática do Ensino de História a partir da compreensão do processo de ensino e aprendizagem de História no contexto da sala de aula. A partir do enfoque fenomenológico, baseado no método intuitivo bergsoniano, essa pesquisa contou com observação de duas salas de aula de História em diferentes escolas, registro em diário de campo, aplicação de questionário a professores e alunos e gravação de áudio das aulas. O trabalho de campo foi realizado entre março e julho de 2015, contou com a observação de três professores e duas turmas, uma do 7º ano do Ensino Fundamental II e outra da 3ª série do Ensino Médio. Após o período de observação, os dados coletados foram sistematizados, dando origem à estrutura do fenômeno do ensino de História em sala de aula. Essa estrutura gira em torno da categoria central Sala de Aula, possuindo duas subcategorias, Ensino e Cultura e Sociedade. De ambas as bases saem diversos segmentos, subsegmentos e ramificações, formando uma teia complexa de fenômenos. Após a definição das categorias de análise encontradas em campo, foram sistematizadas diferentes contribuições dentro da área da didática da História. Esses dados foram confrontados com os fatos observados, ampliando a compreensão do fenômeno e abrindo outras perspectivas de pesquisa. Esse contraste entre ideal e real também demonstra o quanto teoria e prática estão, por vezes, desconectadas, seja pela incompletude doprocesso realizado pelos professores em sala de aula, como pelo plano ideal ou da experiência pessoal de autores diversos sobre o qual são construídas essas recomendações metodológicas. Ainda que exista um descompasso entre teoria e prática, os professores observados conseguiram desenvolver a aprendizagem histórica em suas aulas, considerando-se a disparidade existente entre o envolvimento de cada aluno nas aulas. Para além das questões metodológicas, a memória destaca-se como fenômeno indispensável ao ensino de História e é frequentemente mobilizada por meio da sondagem de conhecimentos prévios. No que diz respeito a forma como a cultura se faz presente na sala de aula de História, observou-se a evocação de dados do cotidiano e representações sociais que se manifestaram, em muitos casos, por meio de episódios de preconceito e discriminação, sobretudo raciais. Diante dos resultados encontrados, observa-se a possibilidade de estruturação do ensino de História enquanto uma cadeia de fenômenos e levanta-se como hipóteses que suas variáveis podem sofrer intervenções de forma isolada ou não e que o aprimoramento metodológico dos professores poderia contribuir para a ampliação da aprendizagem histórica, além de levar a superação de uma série de representações sociais que tem se reproduzido ao longo tempo e encontrado meios de adaptação e sobrevivência mesmo diante dos progressos sociais vividos nas últimas décadas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.11.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CORRÊA, Michelle Viviane Godinho; LOPES, Katia Maria Abud. História: ensino, raça e cultura. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16042018-132240/ >.
    • APA

      Corrêa, M. V. G., & Lopes, K. M. A. (2017). História: ensino, raça e cultura. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16042018-132240/
    • NLM

      Corrêa MVG, Lopes KMA. História: ensino, raça e cultura [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16042018-132240/
    • Vancouver

      Corrêa MVG, Lopes KMA. História: ensino, raça e cultura [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16042018-132240/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021