Exportar registro bibliográfico

Materiais educativos como instrumento para o aprimoramento da participação no conselho gestor (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: BLOCH, MARIANA JACOB - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENS
  • Assuntos: CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO; SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; ENFERMAGEM
  • Palavras-chave do autor: Consumer Participation; Controle social; Nursing; Organization and administration; Participação social; Social control; Social participation; Unified Health System (SUS)
  • Idioma: Português
  • Resumo: O Sistema Único de Saúde, por meio da Lei Orgânica da Saúde e da lei 8.142/90, destaca a importância do Conselho Gestor de Saúde como instância participativa e representativa dos membros da sociedade, para o exercício do controle social das políticas públicas de saúde. A participação social, nos vários espaços da sociedade, apresenta contradições, podendo se apresentar tanto de maneira legítima como manipulada, ainda que por dentro das instituições do Estado. A dimensão política da participação é compreendida pela Saúde Coletiva, como mecanismo de aprendizado e de organização para o enfrentamento das desigualdades em saúde. O objetivo desse trabalho foi analisar cartilhas educativas sobre conselho gestor, elaboradas pelas instâncias governamentais, nos âmbitos federal, estadual e municipal e sugerir os elementos essenciais referentes à dimensão política da participação, que devem constituir caderno educativo sobre conselhos gestores, a partir da Saúde Coletiva. Trata-se de análise documental qualitativa, cujas fontes foram o site da prefeitura do município de São Paulo, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, e do Ministério da Saúde. Selecionou-se três materiais educativos: 1. Cartilha Estadual de Saúde de São Paulo, (2013); 2. Cartilha do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde (2013) e 3. Informe eletrônico do Conselho Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo. A análise dos textos das cartilhas foi realizada através de categorias de participação social, definidas a partir do contexto de atuação dentro do Estado. A análise dos conteúdos das cartilhas mostrou inconsistência.A participação social foi considerada democrática-radical e coletiva em diversos temas abordados pelas cartilhas, mostrando-se, no entanto, autoritária e de cooptação no que se refere à escolha dos representantes vinculados à organização governamental, que acontece diretamente relacionada à indicação dos governantes e dos prestadores de serviço. O incentivo à mobilização social, à luta política, à participação dos indivíduos e grupos mostraram-se os grandes conteúdos ausentes quando comparados ao que está normatizado como a sociedade civil organizada em grupos de interesse. Ausentaram-se também os ensinamentos sobre a política no sentido amplo, capazes de expor as contradições sociais fundamentais da sociedade de classes. Ausentou-se ainda a perspectiva de participação que contesta a ordem instituída e que denuncia as contradições na destinação de recursos. Como produto final foi elaborado um caderno educativo para os conselhos de saúde, sobre temas que não são abordados por cartilhas desenvolvidas pelas instâncias governamentais. Sua finalidade é apoiar os usuários, a desenvolverem a participação crítica necessária ao enfrentamento coletivo das contradições sociais e da área da saúde. Os temas são: Estado, Democracia, Participação social e Conselho Gestor. Espera-se que este caderno possa instrumentalizar participantes dos conselhos gestores de saúde a compreender os limites da participação por dentro do Estado e a promover superações nessas formas de participação.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.06.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BLOCH, Mariana Jacob; SOARES, Cassia Baldini. Materiais educativos como instrumento para o aprimoramento da participação no conselho gestor. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-27042018-101857/ >.
    • APA

      Bloch, M. J., & Soares, C. B. (2017). Materiais educativos como instrumento para o aprimoramento da participação no conselho gestor. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-27042018-101857/
    • NLM

      Bloch MJ, Soares CB. Materiais educativos como instrumento para o aprimoramento da participação no conselho gestor [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-27042018-101857/
    • Vancouver

      Bloch MJ, Soares CB. Materiais educativos como instrumento para o aprimoramento da participação no conselho gestor [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-27042018-101857/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2020