Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes (2018)
- Autores:
- Autor USP: BARREYRO, GLADYS BEATRIZ - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.4025/actascieduc.v40i1.37338
- Assuntos: ENSINO SUPERIOR; POLÍTICA
- Idioma: Português
- Resumo: Este artigo discute a implementação do projeto Alfa Tuning América Latina (Patal) no Brasil, bem como se, e de que maneira, suas diretrizes foram incorporadas ao contexto da prática das universidades participantes. O referencial teórico está fundamentado no ciclo de políticas (Bowe, & Ball, 1992) e no contexto socioeconômico do modo de produção capitalista (Harvey, 2013), de forma a compreender a relação do Patal com seus contextos de influência, elaboração e prática. A metodologia baseou-se na análise dos documentos e relatórios oficiais do Patal e na realização de entrevistas semiestruturadas com participantes do Patal no Brasil. Os resultados evidenciaram que o Patal faz parte das ações de territorialização, desterritorialização e reterritorialização de políticas de educação superior da União Europeia, que superam fronteiras nacionais a fim de suprir demandas de mercado no cenário de governança multiescalar. No Brasil, o Patal foi introduzido fora dos marcos regulatórios do Estado, sendo acordado a partir de redes políticas entre docentes e universidades, e a implementação de suas diretrizes ocorreu, predominantemente, de forma pontual e discursiva, todavia o Patal pode influir nas políticas nacionais por meio da adoção de conceitos, diagnósticos e metodologias, bem como legitimar outras políticas, especialmente por defender um curriculum organizado em competências
- Imprenta:
- Fonte:
- Título: Acta Scientiarum. Education
- ISSN: 2178-5201
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 40, n. 1, p. 01-12, 2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
PUZIOL, Jeinni Kelly Pereira e BARREYRO, Gladys Beatriz. Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 1, p. 01-12, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37338. Acesso em: 13 out. 2024. -
APA
Puziol, J. K. P., & Barreyro, G. B. (2018). Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes. Acta Scientiarum. Education, 40( 1), 01-12. doi:10.4025/actascieduc.v40i1.37338 -
NLM
Puziol JKP, Barreyro GB. Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes [Internet]. Acta Scientiarum. Education. 2018 ; 40( 1): 01-12.[citado 2024 out. 13 ] Available from: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37338 -
Vancouver
Puziol JKP, Barreyro GB. Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes [Internet]. Acta Scientiarum. Education. 2018 ; 40( 1): 01-12.[citado 2024 out. 13 ] Available from: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37338 - O "Programa Alfabetização Solidária": terceirização no contexto da reforma do Estado
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Informações sobre o DOI: 10.4025/actascieduc.v40i1.37338 (Fonte: oaDOI API)
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