Exportar registro bibliográfico

A elaboração de mapas conceituais como uma estratégia de ensino - aprendizagem: uma avaliação (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: VIDAL, LISLIE LOPES - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: MAPAS CONCEITUAIS; ENSINO E APRENDIZAGEM; MÉTODOS DE ENSINO
  • Palavras-chave do autor: Bloom's taxonomy; Taxonomia de Bloom
  • Idioma: Português
  • Resumo: O mapa conceitual é uma ferramenta gráfica de representação e organização do conhecimento. Seu objetivo é explicitar relações hierárquicas e significativas entre conceitos na forma de proposições. Este trabalho buscou investigar se o ensino de uma disciplina num curso de nível superior, no qual os alunos fossem solicitados a elaborar mapas conceituais, pode se mostrar capaz de levar estudantes universitários a níveis mais elevados de desempenho cognitivo. Os níveis cognitivos são compreendidos à luz da Taxionomia de Bloom, que visa classificar a ação mental esperada do estudante, a saber: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. A pesquisa foi realizada durante um ano letivo em uma instituição de ensino superior, particular, do interior paulista com 48 estudantes do curso de Pedagogia. Os dados foram coletados por meio de avaliações escritas aplicadas ao final do primeiro semestre, quando não houve uso do mapa conceitual. E ao fim do segundo, após treinamento e uso do mapa conceitual. O resultado da análise estatística indica que, apenas na categoria lembrar, a diferença encontrada não foi estatisticamente significante entre as duas avaliações, indicando que a utilização do mapa conceitual como recurso de ensino não levou a um desempenho melhor por parte de quem o utilizou. Em todos os demais níveis as diferenças se mostraram altamente significantes, afirmando uma melhoria de desempenho por parte dos sujeitos quando utilizaram o recurso de elaborar individual ecoletivamente o mapa conceitual, possibilitando inferir que o uso do mapa conceitual pode favorecer um melhor desempenho cognitivo em problemas que exijam níveis cognitivos mais complexos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.11.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VIDAL, Lislie Lopes; LOMONACO, Jose Fernando Bitencourt. A elaboração de mapas conceituais como uma estratégia de ensino - aprendizagem: uma avaliação. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18042018-175420/ >.
    • APA

      Vidal, L. L., & Lomonaco, J. F. B. (2017). A elaboração de mapas conceituais como uma estratégia de ensino - aprendizagem: uma avaliação. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18042018-175420/
    • NLM

      Vidal LL, Lomonaco JFB. A elaboração de mapas conceituais como uma estratégia de ensino - aprendizagem: uma avaliação [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18042018-175420/
    • Vancouver

      Vidal LL, Lomonaco JFB. A elaboração de mapas conceituais como uma estratégia de ensino - aprendizagem: uma avaliação [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18042018-175420/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021