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Mito e narrativa: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política de 2016 (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: PASSOS, MARIANA REZENDE DOS - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: POLÍTICA; CRISE POLÍTICA; NARRATIVA; MÍDIAS SOCIAIS
  • Palavras-chave do autor: New narrratives; Political Crisis; Political Myth; Public Image
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente pesquisa investiga como se deu o processo de (des)construção da imagem pública de Lula durante a crise política brasileira de 2016 e como foram acionadas as narrativas do mito político nesse processo. Para atingirmos esses objetivos analisamos a circulação de narrativas no Twitter que mencionavam a palavra-chave "Lula" e que foram publicadas durante quatro contextos ocorridos naquele ano, quais sejam: as manifestações sociais a favor do impeachment de Dilma Rousseff que se deram em 13 de março; as protestações sociais contra o golpe ocorridas em 18 de março, a votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 12 de maio. Os procedimentos adotados para a realização da investigação basearam-se em pesquisa teórica sobre os conceitos de mito, narrativa e imagem pública política, bem como sobre a circulação desses conceitos nas sociedades midiatizadas. Além disso, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a trajetória política de Lula, bem como acerca da crise política instituída no Brasil desde as manifestações sociais ocorridas em junho de 2013 com vistas a: a) compreender a polarização de sentidos entre as narrativas do impeachment e do golpe, na medida em que essa discussão se mostrou central nas conversações civis predominantemente após a autorização da instauração do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em dezembro de 2015; e b) contextualizar os quatro períodos da crise política de 2016 supramencionados. Feito o percurso teórico, a pesquisa empírica baseou-se na análise de redes sociais para que fosse possível investigar os tipos de perfis ou de usuários do microblog (classificados em seis categorias, a saber: perfis de lideranças políticas, de veículos jornalísticos, de blogs jornalísticos, de formadores de opinião, de militância ou de usuários comuns) que foram fundamentais nacirculação de informação sobre Lula nos períodos investigados. Baseou-se igualmente na análise de narrativas, destinada à compreensão do conteúdo dessas informações em circulação
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.10.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      PASSOS, Mariana Rezende dos; NASSAR, Paulo. Mito e narrativa: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política de 2016. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21022018-153016/ >.
    • APA

      Passos, M. R. dos, & Nassar, P. (2017). Mito e narrativa: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política de 2016. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21022018-153016/
    • NLM

      Passos MR dos, Nassar P. Mito e narrativa: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política de 2016 [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21022018-153016/
    • Vancouver

      Passos MR dos, Nassar P. Mito e narrativa: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política de 2016 [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21022018-153016/

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