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De medicações a mediações: avaliação-intervenção psicológica de queixas escolares em casos de diagnóstico de TDAH (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: BRAGA PANI, SABRINA GASPARETTI - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: PSICOLOGIA ESCOLAR; HISTÓRIA DA PSICOLOGIA; PSICOLOGIA CULTURAL; PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO; AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA; TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente tese tem como objeto de estudo a avaliação psicológica no campo da escolarização. Tem por objetivo sistematizar um conjunto de mediações teóricas para avaliação-intervenção do psicólogo em casos de queixa escolar que assegurem a compreensão da queixa em sua multideterminação e sua consequente transformação. Trata-se de um estudo de caso de uma criança com o diagnóstico de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Foram realizadas observações domiciliares e entrevistas com os pais, neurologista e psicóloga responsáveis pelo diagnóstico, professoras, coordenadora pedagógica e com a criança para reflexão conjunta sobre o processo de escolarização e as dificuldades vividas em âmbito escolar e familiar. Durante as observações foi realizado um diário de campo e as entrevistas foram gravadas e transcritas em sua integralidade. Para a análise dos dados foram identificados eixos descritivos a partir das temáticas mais frequentes nos registros sendo estes traduzidos em eixos analíticos cujos conteúdos conceituais compuseram a sistematização das mediações teóricas para avaliação-intervenção anunciadas no objetivo. Os dados encontrados, analisados à luz do referencial teórico da Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica, revelaram um conjunto singular de conceitos mediadores estruturais advindos da Psicologia Histórico-Cultural e conceitos incorporados de demais áreas de conhecimento que possibilitaram a apreensão das multideterminações e a transformaçãoda realidade na qual incidia a queixa escolar. A análise da multideterminação da queixa evidenciou que o diagnóstico de TDAH anteriormente recebido, pautado numa interpretação estritamente biológica das dificuldades enfrentadas pela criança em seu processo de escolarização, reduz a compreensão do fenômeno e dificulta a transformação da realidade no sentido da aproximação de uma singularidade às produções culturais elaboradas pelo gênero humano. A criança encontrou dificuldades em seu desenvolvimento psíquico de forma integral pela falta de mediações intencionalmente organizadas e plenas de sentido que pudessem possibilitar nela as neoformações psíquicas que constituem o seu processo de desenvolvimento que abarca todas as funções psíquicas superiores. Destaca-se para o processo de neoformações o brincar como atividade-guia na infância que exerce um papel central no desenvolvimento das funções psicológicas superiores tais como o pensamento abstrato, a atenção voluntária, a memória, a imaginação, a linguagem oral, a função simbólica da consciência, o afeto. Defendemos a tese de que atuar com os pressupostos da Psicologia Escolar Crítica e com a categoria de análise da dialética singular-particular-universal permite ao psicólogo uma avaliação-intervenção que busca abarcar o sujeito da queixa escolar na sua multideterminação de forma a produzir as condições para a transformação da realidade onde incide a queixa no sentido do acesso dos sujeitos aos bens culturais produzidos pelogênero humano. Como um desdobramento da tese observamos que a quantidade do conjunto das mediações teóricas utilizadas na análise histórica da queixa possibilita um salto qualitativo em sua compreensão, refletindo a lei do materialismo dialético da transformação da quantidade em qualidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.08.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BRAGA PANI, Sabrina Gasparetti; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. De medicações a mediações: avaliação-intervenção psicológica de queixas escolares em casos de diagnóstico de TDAH. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10112017-094720/ >.
    • APA

      Braga Pani, S. G., & Souza, M. P. R. de. (2017). De medicações a mediações: avaliação-intervenção psicológica de queixas escolares em casos de diagnóstico de TDAH. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10112017-094720/
    • NLM

      Braga Pani SG, Souza MPR de. De medicações a mediações: avaliação-intervenção psicológica de queixas escolares em casos de diagnóstico de TDAH [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10112017-094720/
    • Vancouver

      Braga Pani SG, Souza MPR de. De medicações a mediações: avaliação-intervenção psicológica de queixas escolares em casos de diagnóstico de TDAH [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10112017-094720/

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