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A qualidade dos serviços de APS no contexto do PMAQ-AB, segundo informações dos usuários (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: CATANANTE, GUILHERME VINICIUS - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RMS
  • Assuntos: AVALIAÇÃO EM SAÚDE; ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
  • Palavras-chave do autor: Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde; Health Care Assessment; Participação Social; Primary Health Care; Social Participation
  • Idioma: Português
  • Resumo: Na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Unico de Saúde (SUS) predomina atualmente a lógica de trabalho da Estratégia Saúde da Familia (ESF), caracterizada pela sua abrangência, capilaridade e proximidade com o território e a vida dos usuários e familiar. Considerando-se os avanços e dificuldades na implantação e fortalecimento da APS nesta lógica, foi criado o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), responsável por avaliar a qualidade dos serviços utilizando-se, dentre outros, da participação social. A presente dissertação utiliza como fonte bancos de dados estatistícos secundários emitidos pelo Ministério da Saúde (MS), filtrados por variaveis selecionadas do Módulo III do instrumento do PMAQ considerando-se os atributos essenciais da APS. Os dados foram produzidos pelos usuários nos dois primeiros Ciclos do programa: 717 entrevistados no Ciclo I (2011-2012) e 1271 no II (2013-2014). Objetivou-se descrever os usuários e opinião destes quanto à APS da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) 13-SP e seus Departamentos Regionais de Saúde (DRS), analisando-se cada Ciclo em sua unicidade. Os resultados caracterizaram uma APS utilizada por individuos majoritariamente do sexo feminino, com idades mais avançadas, de renda insuficiente para manter-se e baixos niveis educacionais. Nota-se que o acesso tem sido garantido aos usuários, com algumas ressalvas principalmente quanto aos dias/horários de funcionamento dos serviços, reconhecimento da UBS em situações de emergência/urgência e contato familiar. Os usuários frequentemente têm suas necessidades/problemas resolvidos nas UBS, porém não costumam ser investigados sobre outras questões além daquelas de cunho biomédico. Há comunicação da APS com a Rede de Atenção à Saúde na coordenação do cuidado, porém com algumas trajetórias dos usuários passiveis de fragmentação.Em ambos os Ciclos, a maioria dos usuários relatou receber visita de Agente Comunitário de Saúde mas não de outros profissionais da equipe. A análise pormenorizada de algumas variaveis por DRS com dados do Ciclo II apontou que os DRS VIII e XIII apresentam diferenças um pouco mais negativas que os demais. Conclui-se, de acordo com as informações dos usuários, que a APS da RRAS 13 atende razoável ou incipientemente aos seus atributos essenciais, por vezes garantindo o que é elementar em sua função, sem atender à expansão sugerida pelos movimentos politico-sociais e pela literatura. Faz-se necessário fortalecer e expandir as práticas avaliativas no SUS, tais como o PMAQ
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.05.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CATANANTE, Guilherme Vinicius; BAVA, Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia. A qualidade dos serviços de APS no contexto do PMAQ-AB, segundo informações dos usuários. 2017.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-17042018-144128/ >.
    • APA

      Catanante, G. V., & Bava, M. do C. G. G. C. (2017). A qualidade dos serviços de APS no contexto do PMAQ-AB, segundo informações dos usuários. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-17042018-144128/
    • NLM

      Catanante GV, Bava M do CGGC. A qualidade dos serviços de APS no contexto do PMAQ-AB, segundo informações dos usuários [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-17042018-144128/
    • Vancouver

      Catanante GV, Bava M do CGGC. A qualidade dos serviços de APS no contexto do PMAQ-AB, segundo informações dos usuários [Internet]. 2017 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-17042018-144128/

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