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Iconografia de idosos em comunicações marcárias publicadas nas mídias sociais (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: MOURA, TIEMY DA SILVA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Assuntos: ICONOGRAFIA; IMAGEM; PROPAGANDA; IDOSOS; ENVELHECIMENTO; MARCAS; MÍDIAS SOCIAIS
  • Palavras-chave do autor: Communication and Aging; Elderly; Iconography; Image and Brands; Social Media
  • Idioma: Português
  • Resumo: A dissertação trata dos aspectos iconográficos da chamada Terceira Idade (art.1º, Lei 70.741/2003) em que idosos são retratados em comunicações marcárias e suas imagens são divulgadas nas mídias sociais, isto é, em páginas de fãs da rede social Facebook, blogs, comunidades virtuais, sites e portais. A análise da representação visual de pessoas com 60 anos ou mais visa entender como a publicidade mobiliza estereótipos da velhice por meio de mensagens visuais. Compreender a imagem dos idosos produzida na publicidade digital sugere reunir estudiosos das temáticas: Comunicação e Envelhecimento (Featherstone; Hareven; Debert), Mídias Sociais (Lévy; Shirky; Recuero), Imagem e Marcas (Kapferer; Kotler; Souza) e Iconografia (Panofsky; Morris). Com vistas a atingir o objetivo investigativo, foi adotada a metodologia de pesquisa em cinco etapas: revisão bibliográfica, observação empírica, protocolo de análise, interpretação de dados e categorização iconográfica. O corpus empírico é constituído por 766 comunicações marcárias de nove marcas organizadas por núcleo de marcas públicas - Banco do Brasil, Governo de Santa Catarina e Governo de São Paulo; núcleo de marcas privadas - Dove, Itaú e Nestlé; e núcleo de marcas de mídias de conteúdo - Aproveitando a Terceira Idade, Terceira Idade Conectada e Portal do Envelhecimento - publicadas entre junho de 2011 a dezembro de 2016. Como processo complementar, oito profissionais de comunicação e criação publicitária foram entrevistados e auxiliaram tanto a contextualizar a dinâmica de representação e publicação de imagens de idosos quanto a definir o período de investigação. Com o protocolo de análise, elaborado em cinco partes orientadas pelos três níveis de significados de Panofsky (1976) e pelas três dimensões téoricas de Morris (1985) foi possível obter resultados e inferências sobre a amostra que apontaa identificação de convenções sintático-semânticas tanto ao universo da Terceira Idade quanto aos valores publicitários
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.10.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      MOURA, Tiemy. Iconografia de idosos em comunicações marcárias publicadas nas mídias sociais. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17112017-110058/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Moura, T. (2017). Iconografia de idosos em comunicações marcárias publicadas nas mídias sociais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17112017-110058/
    • NLM

      Moura T. Iconografia de idosos em comunicações marcárias publicadas nas mídias sociais [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17112017-110058/
    • Vancouver

      Moura T. Iconografia de idosos em comunicações marcárias publicadas nas mídias sociais [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17112017-110058/


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