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Affirmative action outcomes: evidence from a law school in Brazil (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: RIBEIRO, ANA CAROLINA TRINDADE - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAE
  • Assuntos: AÇÃO AFIRMATIVA; ENSINO SUPERIOR
  • Palavras-chave do autor: Affirmative action; Higher education
  • Idioma: Inglês
  • Resumo: O principal objetivo de políticas de ação afirmativa (AA) é dar oportunidades, em geral inexistentes, aos membros da sociedade menos privilegiados, em especial àqueles pertencentes a minorias. Neste trabalho, é feita uma análise acerca do impacto da política de cotas no curso de Direito da primeira universidade pública a adotar a política de cotas no Estado do Rio de Janeiro, a UERJ, de forma a estimar os efeitos da política após o ensino superior. Especificamente, o quanto a política impulsiona seus beneficiários e em que medida permite que estes se aproximem de candidatos que obtiveram pontuação alta no vestibular, mas não foram admitidos exclusivamente por causa da reserva de vagas. Adicionalmente, o impacto sobre estes últimos, que também são diretamente afetados. Para tanto, foram utilizados dados do processo de admissão do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), considerado de alto prestígio, em conjunto com as listagens de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Os resultados indicam que a política aumenta em 51p.p. a probabilidade de certificação dos candidatos que se beneficiam da política, apesar de os mesmos ainda apresentarem 4.56p.p. menos chance de certificação do que os candidatos displaced. Além disso, há evidências de que a política não afeta negativamente as chances de aprovação na OAB dos candidatos displaced que pontuaram pouco abaixo do corte de admissão na UERJ. Por outro lado, a política é capaz de aumentar acertificação dos alunos admitidos para vagas destinadas ao sistema de ensino público com pontuação próxima ao corte em até 52p.p
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.06.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      RIBEIRO, Ana Carolina Trindade. Affirmative action outcomes: evidence from a law school in Brazil. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-04092017-125250/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Ribeiro, A. C. T. (2017). Affirmative action outcomes: evidence from a law school in Brazil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-04092017-125250/
    • NLM

      Ribeiro ACT. Affirmative action outcomes: evidence from a law school in Brazil [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-04092017-125250/
    • Vancouver

      Ribeiro ACT. Affirmative action outcomes: evidence from a law school in Brazil [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-04092017-125250/

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