O conhecimento como questão: o papel da epistemologia na formação superior (2015)
- Autor:
- Autor USP: ALBIERI, SARA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Subjects: EPISTEMOLOGIA; ENSINO SUPERIOR
- Language: Português
- Abstract: O tema-título foi apresentado e desenvolvido em palestras semestrais oferecidas aos alunos inscritos no PAE da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na etapa de Preparação Pedagógica. As palestras foram assistidas por alunos de cursos diversos da Faculdade, e eventualmente por alunos de outras Unidades da USP inscritos no Programa. As exposições despertaram imenso interesse, manifestado de modo recorrente nas avaliações extremamente positivas realizadas após a conclusão de cada oferta semestral da primeira etapa do PAE. A proposta central é a de defender a introdução de Fundamentos e Temas Básicos de Epistemologia na forma de uma disciplina a ser ofertada no primeiro ano para os ingressantes de todos os cursos de USP, de todas as áreas. Entende-se que a disciplina permite mostrar o emprego da racionalidade de modo operativo tanto na construção do conhecimento científico como no exercício do espírito crítico, sempre acompanhado de treinamento das competências relativas à argumentação. O conteúdo tem caráter interdisciplinar, uma vez que retoma princípios e doutrinas desenvolvidos ao longo da longa tradição filosófica no Ocidente - sempre a partir do estado atual desses conhecimentos na área - para apresenta-los de forma aplicada e adaptada aos diferentes cursos em que for oferecido. As apresentações sempre discutiram com o publico de pós-graduandos tanto a pertinência quanto os modos de instrumentalizar esses conhecimentos para seu oferecimento na graduação das diferentes áreas, também científicas e técnicas. As palestras sempre foram acompanhadas da distribuição da apostila abaixo, a título de exemplo dos conhecimentos epistemológicos a serem oferecidos e adaptados a uma eventual oferta multidisciplinar para a graduação.Para o presente Congresso, pretendemos reproduzir numa apresentação oral o “convite à epistemologia” que realizamos semestralmente do Programa PAE, visando sua consideração para o aprimoramento dos estudos de graduação em nossa Universidade.
- Imprenta:
- Publisher: Universidade de São Paulo - USP, Pró-Reitoria de Graduação - PRG
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2015
- Source:
- Título: Anais
- Conference titles: Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo
-
ABNT
ALBIERI, Sara. O conhecimento como questão: o papel da epistemologia na formação superior. 2015, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP, Pró-Reitoria de Graduação - PRG, 2015. Disponível em: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf. Acesso em: 06 out. 2024. -
APA
Albieri, S. (2015). O conhecimento como questão: o papel da epistemologia na formação superior. In Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP, Pró-Reitoria de Graduação - PRG. Recuperado de http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf -
NLM
Albieri S. O conhecimento como questão: o papel da epistemologia na formação superior [Internet]. Anais. 2015 ;[citado 2024 out. 06 ] Available from: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf -
Vancouver
Albieri S. O conhecimento como questão: o papel da epistemologia na formação superior [Internet]. Anais. 2015 ;[citado 2024 out. 06 ] Available from: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf - O papel dos conceitos na explicação histórica
- De Lévi-Strauss a Merleau-Ponty, ou a história de um ponto de vista estrutural
- A indologia dos Mlecchas: a Índia entre os orientalismos germânicos opostos
- Dialética da história intelectual
- Luis Antonio de Verney e o newtonianismo
- Crença e aceitação: a teoria humeana da crença como conhecimento confiável
- A História Intelectual no Brasil se insere na trajetória da História das Ideias. [Apresentação]
- A questão da explicação em história
- História oral e história escrita
- História oral e história escrita
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas