Exportar registro bibliográfico

Pesquisa-ação emancipatória para construção de material de apoio a atividades educativas sobre drogas (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: PAIXÃO, IARA RIBEIRO - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENS
  • Assuntos: USUÁRIOS DE DROGAS; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; JOVENS; ENFERMAGEM; PESQUISA-AÇÃO
  • Palavras-chave do autor: Action-Research; Drug Users; Educational and Promocional Materials; Health Education; Materiais educativos e de divulgação; Nursing; Youth
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: O objeto desta investigação são os materiais educativos de apoio a atividades educativas, com jovens. Historicamente as políticas públicas no campo das drogas estão alicerçadas no paradigma proibicionista, o que tem conduzido práticas educativas prescritivas e de caráter amedrontador. Parte expressiva dos materiais educativos e de divulgação sobre drogas apresenta conteúdo e forma questionáveis, uma vez que o jovem é tomado como vulnerável ou em risco para a dependência de drogas, e que as mensagens falseiam a verdade sobre o consumo, sendo baseadas em perspectiva moralista e funcionalista. O presente estudo parte da perspectiva da Saúde Coletiva que compreende o consumo de drogas como questão social e a juventude como categoria referida à história e à condição de classe, o que significa dizer que os indivíduos que compõem as classes sociais relacionam-se de maneiras particulares com as drogas, apresentando também problemas diferentes em função dessa relação.Objetivo: construir material educativo de apoio sobre drogas para trabalhadores de saúde, educação, serviço social, entre outros, que lidam com jovens, a partir dos fundamentos da Saúde Coletiva e da educação emancipatória. Método: trata-se de pesquisa qualitativa desenvolvida com a metodologia da pesquisa-ação na modalidade emancipatória, com a participação de pesquisadores integrantes do grupo de pesquisa Fortalecimento e desgaste no trabalho e na vida: bases para a intervenção em Saúde Coletiva, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, com interesse e experiência na área. O processo de elaboração foi realizado através de oficinas emancipatórias, que foram sendo pautadas de acordo com o desenvolvimento da discussão do grupo. Resultados: O material foi construído em 14 oficinas, que versaram sobre os seguintes temas: sociedade capitalista e estrutura de classes; valores sociais e ideologia; juventude; consumo problemático de drogas; processo saúde-doença e reprodução social; e educação emancipatória. Construiu-se o Caderno de educação sobre drogas: como trabalhar com jovens, organizado em 03 eixos: 1) dimensão estrutural, que discute a estrutura da sociedade atual; dimensão superestrutural, que discute ideologia e valores na sociedade contemporânea e relação com o consumo de drogas, e 3) respostas sociais da juventude frente às contradições sociais, com discussão sobre o fortalecimento dos jovens em suas possibilidades de organização política.Os eixos são compostos pelos seguintes elementos: um texto base; para saber mais, com indicação de filmes e outros textos; questões para discussão, com perguntas norteadoras que podem apoiar pedagogicamente o processo de discussão do texto com jovens; estratégias pedagógicas, com sugestões de atividades educativas, a serem realizadas com os jovens. Conclusão: O material educativo elaborado partiu de conhecimentos científicos e críticos sobre o consumo de drogas na atualidade e nesse sentido apresenta potencial para desmistificar esse consumo e expor suas contradições; o material seguiu os princípios da educação emancipatória, o que o coloca em situação favorável à aproximação com os jovens em diferentes áreas de atuação e ao encaminhamento de discussão crítica sobre o tema.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.11.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PAIXÃO, Iara Ribeiro; SOARES, Cassia Baldini. Pesquisa-ação emancipatória para construção de material de apoio a atividades educativas sobre drogas. 2016.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-19052017-102837/ >.
    • APA

      Paixão, I. R., & Soares, C. B. (2016). Pesquisa-ação emancipatória para construção de material de apoio a atividades educativas sobre drogas. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-19052017-102837/
    • NLM

      Paixão IR, Soares CB. Pesquisa-ação emancipatória para construção de material de apoio a atividades educativas sobre drogas [Internet]. 2016 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-19052017-102837/
    • Vancouver

      Paixão IR, Soares CB. Pesquisa-ação emancipatória para construção de material de apoio a atividades educativas sobre drogas [Internet]. 2016 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-19052017-102837/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021