Exportar registro bibliográfico

Identidade(s) docente(s), o sujeito-professor e suas escol(h)as: memórias, dizeres e fazeres de uma prática pedagógica (2016)

  • Autores:
  • Autores USP: CHUFFI, FERNANDA ALEIXO - FFCLRP
  • Unidades: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 596
  • Assuntos: SUJEITO; IDENTIDADE; DISCURSO; MEMÓRIA; SUBJETIVIDADE
  • Palavras-chave do autor: Discourse; Identify(ies); Memory; Subject-teacher; Subjectivity; Sujeito-professor
  • Idioma: Português
  • Resumo: Apresentamos resultados de pesquisa, por meio da qual investigamos como se dá a construção das Identidades Profissionais de professores do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), partindo de suas escol(h)as. Trabalhamos com o discurso enquanto efeito de sentidos, produzido num espaço de redes de filiações sócio-históricas de identificações. Trazemos os conceitos de sujeito, subjetividade e memória para compreendermos como o sujeito-professor é atravessado pelo outro ao falar da sua prática. Partimos do pressuposto de que não é possível apagar a história que constitui cada sujeito, pois o mesmo e o diferente se (re)significam a cada momento e sempre. Num espaço em que a formação não se faz antes da mudança, faz-se durante (Nóvoa, 1995), compreendemos os ecos nos dizeres dos sujeitos-professores que ressoam a ideologia e são atravessados pelo inconsciente, assim tomamos o discurso como o lugar da contradição o que não significa que apagaremos as oposições a ele inerentes, mas compreenderemos como essas contradições são intrinsecamente constitutivas dos sujeitos e sentidos. O aparato teórico que sustenta essa investigação é constituído pelas contribuições da Análise de Discurso de matriz francesa (pecheuxtiana), das Ciências da Educação e de alguns fios da Psicanálise freudo-lacaniana, teorias às quais nos filiamos. O corpus é formado por depoimentos orais (transcritos) de sujeitos-professores a respeito de sua trajetória profissional e experiências em formações(inicial/continuada). Ao propormos um espaço para o sujeito-professor se narrar, criamos momentos para que esse sujeito esteja em cena e encene um lugar para se dizer, para falar da sua trajetória de vida, numa história de confessar-se (Foucault). A partir de amplo espaço discursivo (Maingueneau), selecionamos alguns recortes para análise. Os gestos de interpretação que empreendemos permitem-nos considerar que: 1º) As marcas de subjetividade na voz desses sujeitos-professores nos processos de formação individual que implicam que esse sujeito, traga à tona sua memória discursiva e possibilidades de (se)dizer; 2º) circulam diferentes conceitos sobre formação, nas vozes dos sujeitos-professores, que se identificam com fundamentos e redes de sentidos aos quais tais conceitos estão filiados; 3º) ao falar de si, de suas experiências o sujeito-professor traz com suas recordações memória(s) e a (res)significação dos outros que o atravessaram em suas identificações; 4º) as experiências processuais afetam o sujeito-professor, mantendo-o inserido em formações discursivas que lhe fazem sentido(s)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.09.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CHUFFI, Fernanda Aleixo; ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Identidade(s) docente(s), o sujeito-professor e suas escol(h)as: memórias, dizeres e fazeres de uma prática pedagógica. 2016.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09112016-092541/ >.
    • APA

      Chuffi, F. A., & Assolini, F. E. P. (2016). Identidade(s) docente(s), o sujeito-professor e suas escol(h)as: memórias, dizeres e fazeres de uma prática pedagógica. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09112016-092541/
    • NLM

      Chuffi FA, Assolini FEP. Identidade(s) docente(s), o sujeito-professor e suas escol(h)as: memórias, dizeres e fazeres de uma prática pedagógica [Internet]. 2016 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09112016-092541/
    • Vancouver

      Chuffi FA, Assolini FEP. Identidade(s) docente(s), o sujeito-professor e suas escol(h)as: memórias, dizeres e fazeres de uma prática pedagógica [Internet]. 2016 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09112016-092541/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2020