Construindo formas de comunicação: revendo o conceito de interpretação na clínica do não representado (2016)
- Autor:
- Autor USP: SOUZA, AUDREY SETTON LOPES DE - IP
- Unidade: IP
- Assuntos: PSICOTERAPIA DO INDIVÍDUO; COMUNICAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Algumas experiências clínicas nos confrontam com impasses quando as palavras parecem incapazes de transmitir o que se deseja comunicar. É preciso encontrar outros modos de escuta e de interpretação nesse campo dos efeitos psíquicos de experiências traumáticas que não alcançam representação. Este trabalho pretende refletir sobre esas questões a partir de alguns relatos clínicos. São exploradas a busca de formas de comunicação possíveis e a concepção da análise como um campo de construção de um objeto continente e como uma experiência de reconhecimento e de esperança que não pôde ser encontrada na relação com os objetos inciais
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Psicanálise
- ISSN: 2175-3601
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 50, n. 3, p. 60-75, 2016
-
ABNT
SOUZA, Audrey Setton Lopes de. Construindo formas de comunicação: revendo o conceito de interpretação na clínica do não representado. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 50, n. 3, p. 60-75, 2016Tradução . . Acesso em: 26 jun. 2022. -
APA
Souza, A. S. L. de. (2016). Construindo formas de comunicação: revendo o conceito de interpretação na clínica do não representado. Revista Brasileira de Psicanálise, 50( 3), 60-75. -
NLM
Souza ASL de. Construindo formas de comunicação: revendo o conceito de interpretação na clínica do não representado. Revista Brasileira de Psicanálise. 2016 ; 50( 3): 60-75.[citado 2022 jun. 26 ] -
Vancouver
Souza ASL de. Construindo formas de comunicação: revendo o conceito de interpretação na clínica do não representado. Revista Brasileira de Psicanálise. 2016 ; 50( 3): 60-75.[citado 2022 jun. 26 ] - O pensamento como aquisição do desenvolvimento psíquico: reflexões sobre os aspectos emocionais da inteligência
- Resultados
- Encontro entre a psicanálise e a pediatria: impactos da depressão puerperal para o desenvolvimento da relação mãe-bebê do psiquismo infantil
- Criando condições de comunicação: o atendimento a uma família com dificuldades na troca alimentar
- O ensino das cadeiras de técnicas de exame psicológico
- Sobre as criancas inteligentes que nao conseguem aprender e suas familias
- Pensando a inibição intelectual: perspectiva psicanalítica e proposta diagnóstica
- O ambiente como facilitador do encontro da mãe com o bebê prematuro durante um período de internação em UTI neonatal: um estudo exploratório
- Estudo exploratório dos desenhos das características de personalidade de crianças de 4 a 15 anos
- Critérios para avaliação dos testes psicológicos
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