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Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros para remover práticas educativas maternas positivas em diferentes contextos socioeconômicos (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: PEDRO, MARIA EDUARDA ANDRÉ - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO INFANTIL; PSICOLOGIA DA CRIANÇA; CRIANÇAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo teve por objetivo avaliar a efetividade do programa interventivo de prevenção universal Programa ACT-Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, em famílias de crianças matriculadas em escolas públicas e particulares do município de Ribeirão Preto e diferenciados pelo nível socioeconômico. Participaram do estudo 128 participantes, sendo 64 mães de crianças de três a oito anos e 64 outros cuidadores, além das mães. Para avaliação do nível socioeconômico utiliizou-se o Critério de Classificação Econômica Brasi-ABEP. A amostra foi dividida em três grupos: nível socioeconômico C tipo de escola pública (C-Pública) nívell socioeconômico B tipo de escola pública (B-Pública) e nível socioeconômico B tipo de escola particular (B-Particular). A coleta de dados envolveu três fases: avaliação pré-intervenção, intervenção com o Programa ACT e avaliação pósintervenção. Nas fases pré- e pós-intervenção foram avaliadas as práticas educativas maternas e 0 comportamento das crianças. As mães participaram das três fases e responderam aos questionários: Avaliação ACT e Questionário de Capacidades e Dificuldades-SDQ. Os outros cuidadores participaram de avaliações especificas do comportamento da criança e responderam ao SDQ, nos momentos pré- e pós-intervenção. A intervenção aconteceu semanalmente em grupo, com uma média de 10 mães/grupo, totalizando nove sessões com temas pré-estabelecidos pelo manual do programa. Na análise de comparação entre grupos, as variaveis continuas foram analisadas por meio do teste t independente e as variaveis categóricas foram analisadas pelo teste do Qui-Quadrado ou teste Exato de Fisher. Na comparação intra-grupo, as variaveis continuas foram analisadas pelo teste t pareado e as variaveis categóricas por meio do teste de McNemar. O nivel de significancia foi de 5%. Os resultados mostraram que, idependentemente do nível socieconômico das famílias edo tipo de escola das crianças, o Programa ACT foi efetivo para melhorar as práticas educativas maternas quanto a Estilo Parental, Meios Eletrônicos e Comportamento Parental, de acordo com a percepção materna. Quanto aos indicadores comportamentais das crianças, verificou-se redução dos problemas de conduta e aumento de comportamento pró-social nas crianças dos três grupos. Além disso, houve redução de sintomas emocionais nas crianças dos grupos BPública e B-Particular e redução de problemas de relacionamento com colegas nas crianças do grupo B-Particular, segundo percepção materna. Com relação à percepção dos cuidadores, houve redução dos problemas de conduta nas crianças do grupo C-Pública e redução de problemas de relacionamento com colegas nas crianças do grupo B-Pública. Esses achados evidenciam a validade do Programa ACT em contextos brasileiros de nivel socieconômico B e C e de escolas públicas e particulares. De acordo com os resultados, o Programa ACT é uma estratégia universal efetiva para aquisição ou aprimoramento de práticas educativas parentais positivas e prevenção e redução de problemas de comportamento infantil. Assim, as praticas educativas passam a atuar como fator protetivo ao desenvolvimento infantil
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.05.2016

  • Como citar
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    • ABNT

      PEDRO, Maria Eduarda André; LINHARES, Maria Beatriz Martins. Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros para remover práticas educativas maternas positivas em diferentes contextos socioeconômicos. 2016.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016.
    • APA

      Pedro, M. E. A., & Linhares, M. B. M. (2016). Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros para remover práticas educativas maternas positivas em diferentes contextos socioeconômicos. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Pedro MEA, Linhares MBM. Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros para remover práticas educativas maternas positivas em diferentes contextos socioeconômicos. 2016 ;
    • Vancouver

      Pedro MEA, Linhares MBM. Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros para remover práticas educativas maternas positivas em diferentes contextos socioeconômicos. 2016 ;

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