Exportar registro bibliográfico

Significados da reinserção escolar de crianças após queimaduras: em estudo etnográfico (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: PAN, RAQUEL - INTER - ENFERMA
  • Unidade: INTER - ENFERMA
  • Subjects: CRIANÇAS; QUEIMADURAS; FAMÍLIA; ESCOLAS; ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
  • Language: Português
  • Abstract: As queimaduras na infância compreendem importante causa de atendimento hospitalar e internação e podem desencadear sequelas físicas e emocionais. Dependendo da gravidade e complexidade das lesões, a hospitalização da criança é prolongada para realização de tratamento adequado e ela é afastada tanto do convívio familiar como do social. O número de crianças em idade escolar que sofrem queimaduras, e consequentemente interrompem as atividades escolares, por períodos curtos ou até as abandonam, é significativo, tornando digno de preocupação o processo de reinserção escolar. Este estudo teve como objetivo interpretar os significados do processo de reinserção escolar de crianças sobreviventes de queimaduras. Realizou-se uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, fundamentada no referencial teórico da Antropologia Interpretativa e no método etnográfico. Após a aprovação do estudo pelos Comitês de Etica em Pesquisa com Seres Humanos das instituições envolvidas, convidaram-se crianças sobrevivestes de queimaduras em seguimento em um hospital-escola do interior paulista. Coletaram-se dados no hospital, no domicílio e na escola das crianças, de Janeiro de 2012 a dezembro de 2013, por meio de entrevistas em profundidade audiogravadas e observação participante, complementadas pelo diário de campo. Participaram da pesquisa 14 crianças e os atares sociais envolvidos neste processo, como familiares, profissionais de saúde, professores, vizinha e amigo, totalizando 57 participantes. A coleta e análise dos dados ocorreram concomitantemente, e esta última seguiu os pressupostos da análise temática indutiva Idenficaram-se códigos, os quais, posteriormente, embasaram a construção das duas unidades de sentidos: "Fatos e fatores prévios ao retorno escolar" e "A volta à escola". A partir destas, identificou-se o núcleo temático, "O olho puxaessas coisas. A gente olha mesmo": enxergando o outro como diferente, o qual apresenta a explicação compreensiva do processo de reinserção escolar, fornecendo os significados da experiência. Os significados foram explicados por meio dos conceitos antropológicos de estigma identidade e corporeidade. O culto ao corpo presente no contexto cultural brasileiro foi fator intensificados do estigma sofrido pelas crianças. Identificaram-se fatores facilitadores do processo, como: dar continuidade às atividades escolares e manter contato com professores e colegas durante a hospitalização; preparar a escola para receber a criança; abordar sobre queimadura na escola para evitar curiosidade; encarar a presença da discriminação e trabalhar as diferenças. Estas estratégias fazem com que todos os envolvidos se sintam ao menos mais confortáveis durante esse difícil processo que merece atenção e envolvimento dos familiares, profissionais de saúde e equipe escolar. A partir dos resultados desta pesquisa, esperamos empoderar as crianças e seus familiares acerca da melhor maneira para lidar com as queimaduras durante a reinserção escolar e contribuir para o desenvolvimento de ações e estratégias baseadas na cultura para que este processo ocorra da forma menos traumática possível
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.12.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PAN, Raquel; NASCIMENTO, Lucila Castanheira; ROSSI, Lidia Aparecida. Significados da reinserção escolar de crianças após queimaduras: em estudo etnográfico. 2015.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-04032016-195824/pt-br.php >.
    • APA

      Pan, R., Nascimento, L. C., & Rossi, L. A. (2015). Significados da reinserção escolar de crianças após queimaduras: em estudo etnográfico. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-04032016-195824/pt-br.php
    • NLM

      Pan R, Nascimento LC, Rossi LA. Significados da reinserção escolar de crianças após queimaduras: em estudo etnográfico [Internet]. 2015 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-04032016-195824/pt-br.php
    • Vancouver

      Pan R, Nascimento LC, Rossi LA. Significados da reinserção escolar de crianças após queimaduras: em estudo etnográfico [Internet]. 2015 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-04032016-195824/pt-br.php

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2020