Exportar registro bibliográfico

A avaliação atitudinal em uma escola de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: VIANA, MARIA APARECIDA SOARES - EERP
  • Unidade: EERP
  • Assuntos: ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; ENFERMAGEM; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: Attitudinal contents; Avaliação; Conteúdos atitudinais; Educação em enfermagem; Educação técnica em enfermagem; Education of human resources; Evaluation; Formação de recursos humanos; Nursing education; Technical education in nursing
  • Idioma: Português
  • Resumo: O tema da pesquisa surgiu a partir da vivência na prática como docente de ensino profissional em enfermagem, na instituição de ensino onde o estudo foi realizado. O objetivo desta pesquisa foi analisar como têm sido realizados o ensino e a avaliação dos conteúdos atitudinais na formação de profissionais de enfermagem de nível médio, em uma escola privada do interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foram realizadas a análise documental, previamente e posteriormente, e duas sessões de grupos focais com os sete professores participantes. As reuniões foram gravadas, transcritas e analisadas através da Análise de Conteúdo com a modalidade de análise temática e obtiveram-se dois temas para a discussão e construção de um instrumento de avaliação atitudinal: Tema I: A avaliação no processo ensino e aprendizagem com o subtema: dificuldades no processo de ensino e avaliação da aprendizagem. Tema II: O ensino e a avaliação de conteúdos atitudinais com os seguintes subtemas: dificuldades de ensinar e avaliar conteúdos atitudinais; critérios e instrumento para avaliação atitudinal. O referencial teórico foi baseado no construtivismo e no processo avaliativo de conteúdos atitudinais, segundo Antoni Zabala. A realização desta pesquisa contribuiu para a sistematização inicial da avaliação atitudinal realizada pelos professores com a proposta de um instrumento construído conjuntamente, contendo critérios de avaliação atitudinal na formação de profissionais de enfermagem de nível médio
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.09.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VIANA, Maria Aparecida Soares; FORTUNA, Cinira Magali. A avaliação atitudinal em uma escola de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. 2015.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-05012016-135720/ >.
    • APA

      Viana, M. A. S., & Fortuna, C. M. (2015). A avaliação atitudinal em uma escola de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-05012016-135720/
    • NLM

      Viana MAS, Fortuna CM. A avaliação atitudinal em uma escola de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Internet]. 2015 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-05012016-135720/
    • Vancouver

      Viana MAS, Fortuna CM. A avaliação atitudinal em uma escola de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Internet]. 2015 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-05012016-135720/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021