Exportar registro bibliográfico

"A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural" (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: WATANABE, GRACIELLA - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA; CIENTISTAS
  • Palavras-chave do autor: CAPITAL CULTURAL; CAMPO CIENTÍFICO; EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Ao se deparar com a temática divulgação científica, observa-se um multifacetado olhar sobre seus sentidos. No desenvolvimento do presente trabalho, identificou-se que tal aspecto pode estar relacionado com a diversidade de atividades que cercam as ações de divulgar. Optou-se, então, por um olhar particular, focado na divulgação científica desenvolvida por cientistas, em seus espaços próprios de produção, buscando compreender os anseios desses atores sociais ao tratarem de temáticas contemporâneas da física para o público geral. Tal processo de reflexão se deu na dimensão sociológica dos estudos de Pierre Bourdieu, com a preocupação do desvelamento das percepções simbólicas e objetivas que permeiam os discursos e as ações práticas desses profissionais no campo científico. Para além dessa dimensão, acrescentaram-se, também, as dimensões educacionais que são negociadas nessas interações e que se relacionam a novas abordagens da ciência no espaço escolar. Desenvolveu-se uma prática reflexiva de pesquisa, cuja ação metodológica pautou-se na condução de ação direta no campo estudado, de modo, a fazer dialogar ou confrontar os dados empíricos com a teoria. Nesse sentido, foi analisado um Masterclasses, da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN) e alunos participantes do evento produzido em colaboração com essa mesma instituição no Brasil. Para a análise dos dados, adotou-se a perspectiva das aproximações entre cientista e escola, para além do um olhar distanciado, a partir de um dado campo social. Identificaram-se os deslocamentos simbólicos entre os diálogos dos atores do campo científico e do campo escolar como indicações da criação do novo, imposição das concepções do espaço social de origem e dimensões de expansão simbólica. (CONTINUA)(CONTINUAÇÃO) Esse lugar de troca, ataque e defesa entre campos, denominado fronteira, parece indicar um instrumental capaz de contemplar a pluralidade da divulgação científica. Reserva-se, portanto, o direito de entender as ações dos cientistas como atividades que ultrapassam o mundo social científico para, no encontro com o campo escolar, reconhecer o espaço de possíveis. E foi a partir dessas concepções que se chega ao entendimento nascente de uma divulgação científica, em que a aquisição de capital cultural associado à ciência ultrapassa a dimensão das regras estabelecidas pelos campos de origem, seja para unicamente a aquisição do conhecimento científico específico, seja para aquisição apenas de aspectos culturais. São, em partes, aquisições provindas da interação com o mundo do outro e que se caracterizam pela perspectiva de aprender e apoderar-se de um saber reconhecido como parte da humanidade e da dignidade científica dos investigados, e que, ao mesmo tempo, adquire valor social como capital cultural.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.10.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      WATANABE, Graciella; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux; MUNHOZ, Marcelo Gameiro. "A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural". 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-110656/pt-br.php >.
    • APA

      Watanabe, G., Kawamura, M. R. D., & Munhoz, M. G. (2015). "A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural". Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-110656/pt-br.php
    • NLM

      Watanabe G, Kawamura MRD, Munhoz MG. "A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural" [Internet]. 2015 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-110656/pt-br.php
    • Vancouver

      Watanabe G, Kawamura MRD, Munhoz MG. "A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural" [Internet]. 2015 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-110656/pt-br.php


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021