Cadeia produtiva e mercado: um estudo sobre a produção e a venda de moda varejista na cidade de São Paulo (2015)
- Autores:
- Autor USP: CALLIL, VICTOR - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FSL
- Assuntos: SOCIOLOGIA DO TRABALHO; INDÚSTRIA TÊXTIL; MODA; VAREJO
- Palavras-chave do autor: Apparel; Cadeia têxtil-vestuário; Confecção; Department stores; Magazines; Textile-clothing chain
- Idioma: Português
- Resumo: O Brasil tem experimentado, nos últimos anos, o aumento no consumo de vestuário. A ascensão de um grande contingente de pessoas a um determinado patamar de consumo trouxe uma série de oportunidades para a indústria têxtil nacional. Não apenas o comércio varejista de roupas se sofisticou como também a cadeia têxtil-vestuário precisou se adaptar a uma nova realidade: um modelo de produção que tem como base a velocidade e o preço. Este trabalho, a partir de uma análise que engloba os processos produtivos e a venda de vestuário na capital paulista, busca explicar de que maneira o varejo legitima seu produto enquanto moda. Assim, elencamos três fatores essenciais para a análise de nosso objeto, a moda varejista: i) como nasceu e se desenvolveu o modelo de varejo existente até hoje. Nesta etapa abordamos a história de três magazines extremamente relevantes para história do varejo da cidade e mesmo do país Casa Alemã, Mappin e Mesbla - além de dois bairros fundamentais para a formação da indústria têxtil de São Paulo o Brás e o Bom Retiro. ii) o modo como a cadeia têxtil-vestuário paulistana adaptou seus meios de produção para acompanhar as mudanças do mercado. Aqui, analisamos dados quantitativos oriundos da RAIS além de material bibliográfico sobre o tema e, iii) como operam os atores envolvidos na fabricação e na venda da moda varejista. Para isso, abordamos dois representantes de funções centrais na produção de moda varejista, a produção e a distribuição: uma confecção, a RConfecções e um magazine, a saber, a Riachuelo. Nossa pesquisa é balizada pelo referencial teórico de Patrik Aspers, pesquisador suíço cujo foco de investigação é o mercado de moda varejista europeu. O instrumental apresentado por este autor nos permite compreender como se formam e se organizam os mercados de moda varejista
- Imprenta:
- Data da defesa: 10.02.2015
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ABNT
CALLIL, Victor. Cadeia produtiva e mercado: um estudo sobre a produção e a venda de moda varejista na cidade de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-10062015-154539/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Callil, V. (2015). Cadeia produtiva e mercado: um estudo sobre a produção e a venda de moda varejista na cidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-10062015-154539/ -
NLM
Callil V. Cadeia produtiva e mercado: um estudo sobre a produção e a venda de moda varejista na cidade de São Paulo [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-10062015-154539/ -
Vancouver
Callil V. Cadeia produtiva e mercado: um estudo sobre a produção e a venda de moda varejista na cidade de São Paulo [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-10062015-154539/
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