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Gerenciamento de fluxos veiculares urbanos por meio de um simulador agregado: proposta de um novo tipo de simulação por sistemas híbridos (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: MONTICONE, EUGENIO APOLLINARE - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PSI
  • Assuntos: TRANSPORTE URBANO (FLUXO;MODELOS); OTIMIZAÇÃO GLOBAL; ALGORITMOS GENÉTICOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O trânsito das metrópoles do novo milênio é um dos problemas que mais leva ao desperdício de recursos, com a consequente redução da qualidade de vida nas metrópoles. Os gastos ligados a vários fatores fazem com que o uso do veículo na hora do pico de trânsito seja duas vezes maior que o normal. O trânsito também gera poluição e consequentemente contribui para doenças pulmonares. O problema de planejamento operacional das infraestruturas viárias em uma grande metrópole constitui algo muito coplexo. Problemas deste tamanho ainda não podem ser enfrentados, pelos sistemas computacionais modernos, na sua totalidade. Este problema se resolve dividindo as metrópoles em áreas nas quais é possível conduzir estudos que resolvam as situações locais. A circulação entre zonas distantes das metrópoles é suportada pelas vias expressas, as quais podem ser otimizadas globalmente. Com o crescimento das metrópoles e de seu numero de veículos, muitas vezes, as infraestruturas ficam inadequadas, fazendo com que parte dos fluxos das vias expressas invadam os bairros. Neste trabalho se propõe fortalecer a capacidade dos bairros de enfrentar as situações de fluxos intensos. O processo proposto é hierárquico tendo uma primeira fase composta de estudos locais efetuados com simulação micro/mesoscópica, e uma sucessiva otimização global baseada nos resultados das locais. O sistema de otimização necessita de um teste que avalia as soluções escolhidas ao longo do processo. Na literatura da engenharia de tráfego se encontram diferentes níveis de análise do trânsito que geram as três categorias de modelos de simulação. Estas categorias ganham os nomes de modelos microscópicos, mesoscópicos e macroscópicos, mas nenhuma se mostra apta a ser utilizada como teste do sistema proposto.Neste trabalho se propõe um simulador que abstrai o conceito de rede viária reduzindo os custos computacionais até conseguir simular uma inteira metrópole. A técnica de estudo proposta, nos testes, se revela útil em determinadas situações, mas ainda deve ser confrontada com as novas tecnologias capazes de refinar os planos operacionais em tempo real na base dos dados de sensores e câmeras espalhados nas infraestruturas.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.01.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      MONTICONE, Eugenio Apollinare. Gerenciamento de fluxos veiculares urbanos por meio de um simulador agregado: proposta de um novo tipo de simulação por sistemas híbridos. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-01022016-175214/. Acesso em: 17 abr. 2024.
    • APA

      Monticone, E. A. (2015). Gerenciamento de fluxos veiculares urbanos por meio de um simulador agregado: proposta de um novo tipo de simulação por sistemas híbridos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-01022016-175214/
    • NLM

      Monticone EA. Gerenciamento de fluxos veiculares urbanos por meio de um simulador agregado: proposta de um novo tipo de simulação por sistemas híbridos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-01022016-175214/
    • Vancouver

      Monticone EA. Gerenciamento de fluxos veiculares urbanos por meio de um simulador agregado: proposta de um novo tipo de simulação por sistemas híbridos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-01022016-175214/

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