Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo (2013)
- Authors:
- USP affiliated authors: JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB ; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: SALA DE AULA; DEFICIENTE AUDITIVO
- Language: Português
- Abstract: Introdução: A inclusão do deficiente auditivo na escola é assegurada pelo poder público no Brasil por documentos oficiais e o sistema FM é um instrumento da tecnologia assistiva que o professor deve ter acesso. Informações sobre como o deficiente auditivo se autoavalia quanto a sua participação na sala de aula regular podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias quanto a este aspecto tanto pelo aluno como por seus professores e colegas, inclusive sobre a efetividade do uso do sistema FM. Objetivo: Traduzir e adaptar para a Língua Portuguesa o questionário “Classroom Participation Questionnaire (CPQ)”. Método: A tradução e a adaptação cultural do questionário CPQ seguiu as seguintes etapas: A versão original foi distribuída para dois tradutoresintérpretes de Inglês, fluentes nesse idioma, que não se conheciam e não conheciam o questionário, visando elaborar individual e sigilosamente a primeira versão para o Português. Este procedimento foi realizado com o intuito de gerar duas traduções independentes do questionário.O grupo revisor foi constituído por duas fonoaudiólogas (brasileiras, conhecedoras com fluência da Língua Inglesa), que analisaram os dois documentos resultantes e reduziram as diferenças encontradas nas traduções, adaptando o texto à cultura brasileira. Desta forma, foi obtido um novo inventário. Para a revisão da equivalência gramatical e idiomática, uma cópia do questionário foi encaminhada para dois outros tradutores, de mesma condição lingüística e cultural dos primeiros. Estes, desconhecedores do texto original, realizaram nova versão do instrumento para o idioma Inglês. O mesmo grupo revisor realizou nova avaliação das duas versões resultantes, comparando-as com a original em inglês.Na etapa de adaptação cultural a versão em Português foi aplicada em 15 alunos com deficiência auditiva, 9 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, na faixa etária entre 14 e 22 anos, matriculados do primeiro ano do ensino médio ao terceiro ano da graduação. Resultados: A tradução do CPQ em Inglês para o Português resultou no instrumento “Questionário de participação em sala de aula” com o mesmo número de questões da versão original e a adaptação linguística foi observada por não haver dificuldade na compreensão dos itens propostos na aplicação em alunos com deficiência auditiva. Conclusão: O instrumento CPQ foi traduzido e adaptado culturalmente para a população brasileira, sendo nomeado “Questionário de participação em sala de aula” na versão em português. O estudo permitiu verificar sua confiabilidade para observação e acompanhamento da participação em sala de aula regular do aluno com deficiência auditiva usuário do sistema FM. De maneira geral, os alunos informavam maior confiança e participação em sala de aula com o uso do Sistema FM. Sugere-se a aplicação do questionário nas diferentes regiões do país e em faixas etárias não contempladas neste estudo.
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2013
- ISBN: 978-85-87962-19-5
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
ALVES, Tacianne Kriscia Machado e JACOB, Regina Tangerino Souza e MORET, Adriane Lima Mortari. Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo. 2013, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Alves, T. K. M., Jacob, R. T. S., & Moret, A. L. M. (2013). Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Alves TKM, Jacob RTS, Moret ALM. Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo. Anais. 2013 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Alves TKM, Jacob RTS, Moret ALM. Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo. Anais. 2013 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Número de alunos e relação sinal/ruído em salas de aulas de crianças deficientes auditivas
- Mensuração do ruído em salas de aula: revisão sistemática
- Mensuração do ruído em salas de aula: revisão sistemática
- ELF – Early Listening Function: aplicação em crianças deficientes auditivas
- Frequency modulation systems in the Brazilian Unified Health System (SUS): how are we?
- Telegram: adaptação cultural para o português brasileiro
- Caracterização de instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em sala de aula
- Interface psicologia-fonoaudiologia: estudo sobre a vulnerabilidade emocional em crianças/adolescentes com perda auditiva
- Fatores de risco e prevalência de perda auditiva em serviço público fonoaudiológico
- Hearing in Noise Test Brazil: standardization for young adults with normal hearing
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas