Exportar registro bibliográfico

O tratamento da variação linguística em livros didáticos: estudos de caso do português culto (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: MENEZES, GLáUCIA DA SILVA LOBO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLC
  • Assuntos: LINGUÍSTICA; LIVRO DIDÁTICO; LÍNGUA CULTA
  • Palavras-chave do autor: Cult Portuguese; Fatos Gramaticais; Grammatical facts; Linguistic Variation; Português Culto; Variação Linguística
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente pesquisa visa a estudar o tratamento da variação linguística nos livros didáticos, considerando a apresentação e sistematização de fatos linguísticos em variação no português brasileiro culto. Nossas reflexões baseiam-se nas concepções de que a língua apresenta variação e mudança (Labov 1972, 2001) e que as gramáticas podem competir nos diferentes usos (Kroch, 1989, 2001). Também consideramos as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 1998) e os diversos estudos produzidos nas últimas décadas nas grandes universidades do país. Os livros didáticos que constituem nosso corpus são as coleções Tudo é Linguagem, de Borgatto, Bertin e Marchezi (2010), e Gramática Reflexiva, de Cereja e Magalhães (2008). Ambas são adotadas nas escolas privadas, e se referem ao Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano. Os fatos gramaticais que constituem o objeto de investigação desta pesquisa referem-se ao emprego dos termos você/vocês e a gente como constituintes do atual quadro pronominal do português brasileiro, e ao uso de pronomes na função de objeto direto. Verifica-se ainda se a diversidade de gêneros textuais, presente no material didático examinado, contribui para a veiculação dos fenômenos em variação escolhidos para nosso estudo. Pretende-se discutir se os livros didáticos incorporaram as pesquisas recentes, promovendo a sistematização e reflexão dos aspectos gramaticais em variação no português culto brasileiro
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.06.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MENEZES, Gláucia da Silva Lobo; MORAIS, Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres. O tratamento da variação linguística em livros didáticos: estudos de caso do português culto. 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-02102014-175657/ >.
    • APA

      Menezes, G. da S. L., & Morais, M. A. C. R. T. (2014). O tratamento da variação linguística em livros didáticos: estudos de caso do português culto. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-02102014-175657/
    • NLM

      Menezes G da SL, Morais MACRT. O tratamento da variação linguística em livros didáticos: estudos de caso do português culto [Internet]. 2014 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-02102014-175657/
    • Vancouver

      Menezes G da SL, Morais MACRT. O tratamento da variação linguística em livros didáticos: estudos de caso do português culto [Internet]. 2014 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-02102014-175657/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021