Exportar registro bibliográfico

Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e centro de ciências (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: COLOMBO JÚNIOR, PEDRO DONIZETE - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); EDUCAÇÃO FORMAL; EDUCAÇÃO NÃO FORMAL; FÍSICA MODERNA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO SUPERIOR
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa aborda aspectos da cultura escolar e de centros de ciências na perspectiva da transformação de saberes que utilizam a física solar com a finalidade de discutir aspectos de física moderna no ensino médio. Em parceria com professores em atuação, o objetivo foi fundamentar a utilização de Sequências de Ensino e Aprendizagem (SEA) que incorporassem elementos da sala de aula com atividades em um centro de ciências, levando em conta o saber docente e as especificidades de ambas as instituições. O centro de ciências em questão é o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP. Assumimos como instrumento de validação das SEA a noção de transposição didática e sobrevivência dos saberes (CHEVALLARD 1991) e as regras da transposição didática (ASTOLFI et al. 1997b). Tomamos como metodologias de pesquisa a abordagem qualitativa, circundadas por uma estratégia metodológica por nós elaborada chamada de "Ciclos de Reflexão". Adotamos como instrumentos de análise dos dados coletados a noção de losango didático, suas dimensões epistêmica e pedagógica (MÉHEUT e PSILLOS 2004). Nossos resultados indicam que as SEA se adequam às regras da transposição didática e sobrevivência dos saberes em sua validação. Evidenciam também que as atividades desenvolvidas favoreceram o trabalho docente em suas dimensões didática e epistêmica na parceria centro de ciência-escola. Concluímos que, nas escolas em que os trabalhos foram desenvolvidos, as SEA e a parceria estabelecida podem ser consideradas satisfatórias e de convívio harmonioso dentro da proposta curricular do Estado de São Paulo para o 3º ano do ensino médio, possibilitando a integração da escola com o centro de ciências e favorecendo a discussão de tópicos de física moderna e física solar no ensino médio.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.06.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete; SILVA, Cibelle Celestino. Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e centro de ciências. 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-141004/pt-br.php >.
    • APA

      Colombo Junior, P. D., & Silva, C. C. (2014). Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e centro de ciências. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-141004/pt-br.php
    • NLM

      Colombo Junior PD, Silva CC. Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e centro de ciências [Internet]. 2014 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-141004/pt-br.php
    • Vancouver

      Colombo Junior PD, Silva CC. Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e centro de ciências [Internet]. 2014 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-141004/pt-br.php

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021