Exportar registro bibliográfico

Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky (2012)

  • Autores:
  • Autores USP: VOTTA, ROBERTO - ECA
  • Unidades: ECA
  • Sigla do Departamento: CMU
  • Assuntos: MÚSICA; BALÉ; ANÁLISE MUSICAL
  • Palavras-chave do autor: Ballet; Musical Analysis; Serialism; Serialismo
  • Idioma: Português
  • Resumo: O balé Agon é considerado o ápice da produção conjunta entre Stravinsky e o coreógrafo russo George Balanchine, e sua concepção foi repleta de descontinuidades. As ideias iniciais que motivaram a composição do balé datam de 1948, entretanto, Stravinsky começou a esboçar os primeiros rascunhos somente no final de 1953 e concluiu a obra, após algumas interrupções, em meados de 1957. Durante os anos de criação do balé, Stravinsky operou mudanças significativas em seu processo composicional, alguns movimentos remetem ao diatonismo de seu período neoclássico, enquanto outros são construídos a partir de elaborações seriais, desenvolvidas pelo compositor após o início da década de 1950. Este trabalho expõe os diferentes aspectos envolvidos na concepção do balé e, através da análise dos processos composicionais presentes na obra, busca determinar pontos de conexão em meio às referências díspares estabelecidas no diálogo entre música e dança
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.10.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VOTTA, Roberto; SALLES, Paulo de Tarso Camargo Cambraia. Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky. 2012.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-095102/ >.
    • APA

      Votta, R., & Salles, P. de T. C. C. (2012). Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-095102/
    • NLM

      Votta R, Salles P de TCC. Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky [Internet]. 2012 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-095102/
    • Vancouver

      Votta R, Salles P de TCC. Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky [Internet]. 2012 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-095102/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2020