Exportar registro bibliográfico

Avaliação da satisfação do usuário com os serviços de Atenção Básica do Distrito de Saúde Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas/SP, no ano de 2011 (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: FERNANDES, JORGE LUíS MARQUES - FO
  • Unidade: FO
  • Sigla do Departamento: ODS
  • Assuntos: SAÚDE BUCAL; SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE; PROMOÇÃO DA SAÚDE (ODONTOLOGIA); HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA (ODONTOLOGIA)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Neste estudo foi verificada a satisfação dos usuários com os serviços de atenção básica de saúde, pertencentes ao Distrito de Saúde Sul, da cidade de Campinas, São Paulo, no ano de 2011. Trata-se de um inquérito domiciliar, com abordagem quantitativa, realizado através de um questionário semi-estruturado. As avaliações da satisfação deram-se através do prisma da humanização dos serviços, da integralidade do sistema, da participação do controle social, da resolutividade dos serviços, das atividades de promoção da saúde e da atenção à saúde bucal. Verificou-se uma alta utilização dos serviços pelos usuários, com absoluto predomínio do sexo feminino, com média de idade de 48,7 anos. Constatou-se que a busca pelos serviços de saúde deveu-se a procura por consultas médicas e a medicamentos. Os usuários em sua maioria estão satisfeitos com o atendimento recebido. Os resultados encontrados demonstram o alto nível de humanização dos serviços de saúde, ratificados pelos índices de aprovação do tempo de espera pelas consultas e exames, pela condição das estruturas física das unidades, pela aprovação do atendimento da recepção, pelo horário de funcionamento das unidades, pelo acolhimento destinado aos usuários e pelos meios de informação destinados aos usuários. Verificou-se um alto índice de encaminhamentos para outros níveis de atenção, denotando-se baixa resolutividade dos serviços. Porém, o estudo encontrou uma rede de serviços estruturada e integrada entre si e com os demais (Continua)(Continuação) níveis do sistema. Os resultados mostram que as ações de promoção de saúde foram muito bem avaliadas pela população, através das práticas integrativas e complementares de saúde, das atividades de grupo e de vivências nas unidades e das atividades de educação em saúde. Porém, estas ações ainda estão voltadas para uma pequena parcela da população. Os resultados da pesquisa mostrou um controle social desarticulado e inoperante, sendo incapaz de executar o seu papel fiscalizador e propositor de políticas públicas de saúde. Como decorrência desta pesquisa, verificou-se que a saúde bucal foi muito bem avaliada pela população. Porém, o estudo mostrou dificuldade no acesso às consultas e que este estava se dando através das urgências odontológicas, indicando a grande necessidade de saúde bucal acumulada. O estudo mostrou que a saúde bucal é pouco referida pelos outros profissionais de saúde. É fundamental que se incorpore no cotidiano das equipes de saúde, mecanismos de avaliação permanente, a fim de identificar os fatores facilitadores e dificultadores para o bom relacionamento entre usuário e serviço, visando à melhoria da assistência e consequentemente a satisfação do usuário
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.02.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FERNANDES, Jorge Luís Marques; ARAUJO, Maria Ercilia de. Avaliação da satisfação do usuário com os serviços de Atenção Básica do Distrito de Saúde Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas/SP, no ano de 2011. 2013.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-29052013-153602/ >.
    • APA

      Fernandes, J. L. M., & Araujo, M. E. de. (2013). Avaliação da satisfação do usuário com os serviços de Atenção Básica do Distrito de Saúde Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas/SP, no ano de 2011. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-29052013-153602/
    • NLM

      Fernandes JLM, Araujo ME de. Avaliação da satisfação do usuário com os serviços de Atenção Básica do Distrito de Saúde Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas/SP, no ano de 2011 [Internet]. 2013 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-29052013-153602/
    • Vancouver

      Fernandes JLM, Araujo ME de. Avaliação da satisfação do usuário com os serviços de Atenção Básica do Distrito de Saúde Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas/SP, no ano de 2011 [Internet]. 2013 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-29052013-153602/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021