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Desamparo aprendido e imunização em humanos: avaliação metodológica/conceitual e uma proposta experimental (Versão Corrigida) (2012)

  • Autores:
  • Autores USP: SAMELO, MARIANA JANUáRIO - IP
  • Unidades: IP
  • Sigla do Departamento: PSE
  • Assuntos: DESAMPARO APRENDIDO; REFORÇO NEGATIVO; ESTÍMULOS
  • Palavras-chave do autor: Aversive stimulus; Contiguidade; Contiguity; Estimulo aversivo; Incontrolabilidade; Learned helplessness; Uncontrollability
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nos estudos do desamparo aprendido em humanos os resultados experimentais tem sido inconsistentes. Isso provavelmente devido a ocorrencia, na sessao de incontrolabilidade, entre outras variaveis, de contiguidades sistematicas entre o termino do estimulo aversivo e a resposta imediatamente precedente, mimetizando uma condicao de controle, embora acidental. Com o objetivo geral de estabelecer um procedimento que permitisse controle experimental suficiente para que fosse analisado o efeito de uma historia de incontrolabilidade sobre a aprendizagem de uma nova resposta operante em sujeitos humanos, bem como a prevencao (imunizacao) desse efeito, foram realizados tres experimentos. O primeiro deles demonstrou o controle operante sob tres contingencias de reforcamento negativo (sequencias variaveis, labirinto e discriminacao de formas geometricas), o que permitiu verificar o efeito da ausencia de controle sobre uma nova aprendizagem operante (Experimento 2 desamparo aprendido) e o efeito da ausencia de controle, apos historia de controle, sobre uma nova aprendizagem operante (Experimento 3 imunizacao). No Experimento 2, dois grupos de participantes foram expostos a sons aversivos (Grupos C e I) e um nao foi manipulado (Grupo N). Para os participantes do Grupo C, a interrupcao de um som agudo era contingente a emissao de sequencias variaveis; para os participantes do Grupo I, a duracao do som era independente das respostas emitidas. Os sujeitos do Grupo Incontrolavel foramdivididos em dois subgrupos de acordo com a presenca ou a ausencia de indicacoes na tela (Ip e I). Na sessao de incontrolabilidade foram manipuladas algumas variaveis a fim de evitar a selecao acidental da resposta mensurada (duracao do estimulo; numero de tentativas; custo da resposta e instrucao inicial). Apos essa fase, todos os participantes foram submetidos a uma contingencia de resolucao de um labirinto associado a um som. No Experimento 3, um Grupo Precontrole (P) foi acrescido a triade do Experimento 2. A contingencia de fuga discriminação foi realizada na fase pre-tratamento sendo associada a um som. Na fase de teste os participantes dos Grupos C, N e P apresentaram menor latencia e maior numero de respostas corretas em comparacao aos grupos incontrolaveis. Entre esses ultimos, foi verificada uma correlacao negativa entre a frequencia de contiguidades no tratamento e o desempenho no teste. Os participantes do Grupo I apresentaram baixa frequencia de contiguidades no tratamento e latencias e falhas mais elevadas no teste; os do Grupo Ip mostraram padrao intermediario. Esses resultados replicam o desamparo aprendido e a imunizacao desse efeito em humanos, sugerindo que os pocedimentos estabelecidos foram adequados para o estudo desses dois efeitos e demonstram o papel da selecao acidental, durante a sessao de incontrolabilidade, como impeditivo da verificacao do efeito no teste (Grupo Ip). O papel das indicacoes na tela, os parametros utilizados e a presenca decontiguidades sistematicas foram discutidos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.09.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SAMELO, Mariana Januário; HUNZIKER, Maria Helena Leite. Desamparo aprendido e imunização em humanos: avaliação metodológica/conceitual e uma proposta experimental (Versão Corrigida). 2012.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-05122012-144420/ >.
    • APA

      Samelo, M. J., & Hunziker, M. H. L. (2012). Desamparo aprendido e imunização em humanos: avaliação metodológica/conceitual e uma proposta experimental (Versão Corrigida). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-05122012-144420/
    • NLM

      Samelo MJ, Hunziker MHL. Desamparo aprendido e imunização em humanos: avaliação metodológica/conceitual e uma proposta experimental (Versão Corrigida) [Internet]. 2012 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-05122012-144420/
    • Vancouver

      Samelo MJ, Hunziker MHL. Desamparo aprendido e imunização em humanos: avaliação metodológica/conceitual e uma proposta experimental (Versão Corrigida) [Internet]. 2012 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-05122012-144420/

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