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Estudo de propriedades, de tensões e do comportamento mecânico de lastros ferroviários (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: KLINCEVICIUS, MARY GISELE YOSHIMORI - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Assuntos: FERROVIAS; LASTRO
  • Idioma: Português
  • Resumo: A baixa participação do transporte ferroviário e a predominância do modo rodoviário no Brasil decorrem de opções políticas e econômicas adotadas no passado e estão associadas a problemas como a indisponibilidade de rotas, a reduzida flexibilidade das operações e a baixa velocidade. No entanto, ferrovias apresentam vantagens que as tornam adequadas para o transporte de cargas em m país de grandes dimensões territoriais como o menor custo e a menor emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Como o desempenho de uma ferrovia depende tanto das características tecnológicas da via, como dos veículos que nela trafegam, é necessário, para aumentar a participação do modo ferroviário e adequar a matriz de transporte brasileira, que conhecimentos relativos ao planejamento, implantação, manutenção sejam desenvolvidos e aprimorados. É no contexto de contribuir para a compreensão do comportamento mecânico da via e aumento da vida útil da camada de lastro que esse estudo se insere. As propriedades mecânicas do lastro alteram-se ao longo do tempo, com os vazios entre as partículas sendo preenchidos com materiais mais finos. Consequentemente, a permeabilidade do lastro diminui. Por esses motivos, a compreensão do comportamento mecânico do lastro e dos fatores que contribuem para sua degradação é essencial para a redução de operações de manutenção e aumento da vida útil da camada. Experimentalmente, foram comparados materiais de mesma origem mineralógica obtidos por processos de britagem diferentes, com o intuito de determinar se a inserção de um britador terciário na linha de produção pode contribuir para o aumento da vida útil desta camada.Além disso, investigam-se os fatores que influenciam a transmissão de tensões que ocorrem entre os elementos da via permanente, procurando-se determinar quais deles condicionam mais as tensões que atuam na camada de lastro.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.12.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      KLINCEVICIUS, Mary Gisele Yoshimori; BERNUCCI, Liedi Légi Bariani. Estudo de propriedades, de tensões e do comportamento mecânico de lastros ferroviários. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27032012-121114/pt-br.php >.
    • APA

      Klincevicius, M. G. Y., & Bernucci, L. L. B. (2011). Estudo de propriedades, de tensões e do comportamento mecânico de lastros ferroviários. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27032012-121114/pt-br.php
    • NLM

      Klincevicius MGY, Bernucci LLB. Estudo de propriedades, de tensões e do comportamento mecânico de lastros ferroviários [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27032012-121114/pt-br.php
    • Vancouver

      Klincevicius MGY, Bernucci LLB. Estudo de propriedades, de tensões e do comportamento mecânico de lastros ferroviários [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27032012-121114/pt-br.php

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