Exportar registro bibliográfico

Aprendizagem social e resolução de conflitos em ambientes democráticos e autocráticos: um estudo com pré-escolares (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: SAMPAIO, PATRICIA DA SILVA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Subjects: CONFLITO; EDUCAÇÃO INFANTIL; APRENDIZAGEM SOCIAL; PSICOLOGIA CLÍNICA
  • Language: Português
  • Abstract: A presente pesquisa dedicou-se ao tema da aprendizagem social por meio de uma abordagem psicológica cultural deste fenômeno, agregando ainda contribuições ao tema advindas da Psicologia Moral. Buscou-se identificar diferenças nas representações de crianças pré-escolares quanto às estratégias que utilizam para resolver conflitos interpessoais, em função das diferentes relações por elas vivenciadas em um ambiente mais democrático e cooperativo e em outro com maior orientação autocrática e coercitiva. Assim, foram entrevistadas 27 crianças, com 4 a 5 anos de idade, provenientes de duas creches públicas que apresentavam as características citadas. As professoras responsáveis pelos grupos de crianças pesquisados também participaram respondendo a um questionário acerca de seus valores, representações e atitudes relacionados a sua mediação em situações de conflitos interpessoais vivenciados por seus alunos. O conjunto de relatos foi analisado de forma fundamentalmente qualitativa, tendo por base a técnica de análise de conteúdo e, no caso das crianças, como categorias, a agressão, a submissão e a assertividade, além de outras categorias ambivalentes. Os resultados obtidos indicaram relação entre o ambiente democrático e habilidades mais sofisticadas e apropriadas socialmente de resolução de conflitos reportadas pelas crianças e, inversamente, uma relação entre o ambiente autocrático e habilidades menos desenvolvidas de resolução de conflitos indicadas pelas crianças
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.12.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SAMPAIO, Patricia da Silva. Aprendizagem social e resolução de conflitos em ambientes democráticos e autocráticos: um estudo com pré-escolares. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-20042012-122710/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Sampaio, P. da S. (2011). Aprendizagem social e resolução de conflitos em ambientes democráticos e autocráticos: um estudo com pré-escolares (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-20042012-122710/
    • NLM

      Sampaio P da S. Aprendizagem social e resolução de conflitos em ambientes democráticos e autocráticos: um estudo com pré-escolares [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-20042012-122710/
    • Vancouver

      Sampaio P da S. Aprendizagem social e resolução de conflitos em ambientes democráticos e autocráticos: um estudo com pré-escolares [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-20042012-122710/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024