Exportar registro bibliográfico

O ensino de Inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: MATTOS, ANDRéA MACHADO DE ALMEIDA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; LÍNGUA INGLESA (ENSINO); LETRAMENTO
  • Palavras-chave do autor: critical literacy; ensino de inglês como LE; Letramento crítico; new literacies; Novos letramentos; teaching EFL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa investigou a atuação pedagógica de três professores de inglês como LE na escola pública, que participaram de um curso de formação continuada, tendo por base as teorias dos novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico. Alguns dos objetivos específicos deste trabalho foram investigar a utilização pelo professor das teorias sobre novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico na sala de aula de inglês como LE, identificar, na ação do professor de inglês como LE, os procedimentos didático-pedagógicos que refletem ações locais em oposição a ações globais, e compreender como essas ações do professor podem influenciar o processo de ensino/aprendizagem. Por fim, analisou-se como a atuação pedagógica do professor pode contribuir para a formação da cidadania dos alunos envolvidos. A introdução deste trabalho apresenta os objetivos gerais e específicos que nortearam sua realização, sua justificativa, e suas premissas e perguntas de pesquisa, assim como o lócus de enunciação da pesquisadora, a metodologia utilizada, o contexto e os participantes. Os quatro capítulos centrais versam sobre temas específicos que embasaram a coleta e a análise dos dados. O Capítulo 1 revisa o conjunto de teorias que formam a perspectiva dos novos letramentos, principal base teórica deste trabalho, discorrendo sobre noções de alfabetização e letramento no sentido tradicional até chegar à visão dos letramentos, conforme autores já clássicos das principais ideias dos novosletramentos e multiletramentos. O Capítulo 2 apresenta o corpo principal de dados coletados durante esta pesquisa, analisando-os e discutindo-os com base na abordagem sociocultural para os letramentos, conforme as sugestões de Lankshear, Snyder e Green (2000). O Capítulo 3 trata de questões referentes aos recentes processos de globalização e sua influência no ensino de inglês no Brasil, principalmente no que se refere à escola pública. O Capítulo 4 debate noções tradicionais e contemporâneas de cidadania e sua relação com o ensino de inglês na escola regular, fazendo referência ao papel da língua inglesa na formação do aluno-cidadão. O capítulo final tece algumas considerações sobre a pesquisa que se referem de maneira geral a todos os temas abordados e discorre sobre as implicações da pesquisa realizada, principalmente no que diz respeito à formação do professor de inglês como LE e à educação para a cidadania
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.07.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MATTOS, Andréa Machado de Almeida; MÓR, Walkyria Maria Monte. O ensino de Inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-04042012-153310/ >.
    • APA

      Mattos, A. M. de A., & Mór, W. M. M. (2011). O ensino de Inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-04042012-153310/
    • NLM

      Mattos AM de A, Mór WMM. O ensino de Inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-04042012-153310/
    • Vancouver

      Mattos AM de A, Mór WMM. O ensino de Inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-04042012-153310/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2020