Exportar registro bibliográfico

Intercalação de cucurbiturilas em hidróxidos duplos lamelares (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, LUÍS FERNANDO STUCCHI DA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 593
  • Assuntos: MATERIAIS COMPÓSITOS; QUÍMICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Cucurbiturilas (CB[n]) são espécies químicas toroidais que delimitam cavidades capazes de acomodar uma grande variedade de espécies formando assim diversos compostos de inclusão. Essas moléculas não possuem carga, tornando sua inclusão em hidróxidos duplos lamelares (HDL) a priori inviável. As camadas de HDL são positivamente carregadas e necessitam de espécies aniônicas para sua estabilização. A despeito disso, demonstramos que é possível realizar a intercalação de cucurbit[6 e 7]urilas em ‘Zn IND. 2’Al-HDL contendo nitrato, dodecilsulfato ou cloreto cointercalados para a neutralização das cargas. Tanto no caso da cointercalação com nitrato como com cloreto, devido à reduzida dimensão destas duas espécies, o CB[n] desempenha um efeito pilar, determinando o espaçamento interlamelar, gerando uma nova família de compósitos híbridos. A grande afinidade de alcanodiaminas com cucurbiturilas, com a formação de compostos de inclusão, permitiu a extração do CB[n] do interior das galerias do HDL, com a consequente redução da distância interlamelar, comprovando a reversibilidade da inclusão do macrocíclico, retirado sem colapsar a estrutura do HDL. Dentre os dois tipos de cucurbitandos utilizados no presente trabalho, o CB[6] é praticamente insolúvel em água Apesar disso, sua intercalação na estrutura lamelar de HDL por síntese direta em meio aquoso é bastante eficiente, como se verifica nas análises de difração de raios X no pó, onde não há indícios dos picos atribuídos ao CB[6] isolado, a não ser quando se utiliza uma grande quantidade deste. A capacidade dos cucurbitandos formarem caviplexos permitiu ainda a inclusão de espécies variadas em sua cavidade, tais como 4-aminoftalimida e iodo, tanto antes de realizar a intercalação, bem como depois do CB[n] já estar intercalado. É a primeira vez que se reporta a intercalação de cucurbiturilas, qual seja o tipo de matriz lamelar.Além disso, este trabalho é pioneiro no que diz respeito à utilização de espécies neutras interagindo de maneira estável com as lamelas inorgânicas de HDL, com resultados inéditos de pilarização reversível por parte dessas moléculas, mesmo, no caso de uma delas, insolúvel em água. Por fim, as sínteses de ‘Zn IND. 2’Al-HDL conduziram a um interessante estudo sobre a formação de nanopartículas de ZnO em condições bastante brandas de reação entre sais de zinco e hidróxido de sódio, na presença de CB[7]. Os resultados do presente trabalho abrem perspectivas até então inexploradas no campo da química dos materiais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.11.2011

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Luis Fernando Stucchi da; DEMETS, Grégoire Jean-Francois. Intercalação de cucurbiturilas em hidróxidos duplos lamelares. 2011.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.
    • APA

      Silva, L. F. S. da, & Demets, G. J. -F. (2011). Intercalação de cucurbiturilas em hidróxidos duplos lamelares. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Silva LFS da, Demets GJ-F. Intercalação de cucurbiturilas em hidróxidos duplos lamelares. 2011 ;
    • Vancouver

      Silva LFS da, Demets GJ-F. Intercalação de cucurbiturilas em hidróxidos duplos lamelares. 2011 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021