Exportar registro bibliográfico

O ensino da ressuscitação cardiopulmonar em adultos na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: LOURENCINI, RENATA ROQUE - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Subjects: RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR; INTERVENÇÃO DA ENFERMAGEM; ESTUDANTES (ENFERMAGEM)
  • Keywords: Cardiopulmonary Resuscitation; Ensino; Nursing Students; Teaching
  • Language: Português
  • Abstract: O ensino de enfermagem em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) deve refletir a prática baseada em evidências, as diretrizes da American Heart Assossiation (AHA) e basear-se nos cenários de prática clínica incluindo o reconhecimento da parada cardiorrespiratória, em qualquer ambiente de atenção à saúde. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura e tem como referencial teórico a prática baseada em evidência. Buscou-se identificar e analisar na literatura as evidências oriundas dos estudos primários que abordassem as estratégias de ensino e aprendizagem da RCP em adultos, para os estudantes de graduação em enfermagem. A busca foi realizada nas bases de dados PUBMED, EMBASE, CINAHL e LILACS, no período de 2000 a 2011. Das 591 referências encontradas, 18 estudos primários fizeram parte desta amostra. Foi realizada a extração e análise dos dados, por dois revisores. Foram encontradas as seguintes evidências nos estudos primários: sete de nível II, dois de nível III, dois nível IV e sete estudos de nível VI. Instrução por pares, aprendizagem assistida por computador, aprendizagem baseada em problemas, simulações de alta e baixa finalidade, autoinstrução por leitura de manuais do BLS, autoinstrução por vídeo e a estratégia tradicional têm sido explorados pelos pesquisadores para ensinar e avaliar o nível de aquisição e da retenção dos conhecimentos e das habilidades dos estudantes de enfermagem em RCP. Os estudos de evidência II apresentam comparações entre a estratégia de simulação com o padrão da AHA, com os menequins de média e alta fidelidade, com os estudantes de diferentes níveis de formação; dois estudos comparam estratégias Instrução por pares com a estratégia de ensino tradicional e outro estudo comparando a autoinstrução com a tradicional e com a web-based. O uso da estratégia de simulação com cenários estruturados e commanequins de alta fidelidade mostrou-se, em relação as demais estratégias, a que melhor apresentou subsído para a retenção do conhecimento e aquisição de habilidades na realização da RCP, de acordo com as recomendações das diretrizes da AHA. Os estudos primários mostraram que a retenção do conhecimento e das habilidades apresenta declínio com o passar do tempo, independente da estratégia utilizada pelo professor, sendo necessárias sessões de repetição para que as habilidades não se deteriorem
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.09.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LOURENCINI, Renata Roque. O ensino da ressuscitação cardiopulmonar em adultos na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-31102011-093541/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Lourencini, R. R. (2011). O ensino da ressuscitação cardiopulmonar em adultos na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-31102011-093541/
    • NLM

      Lourencini RR. O ensino da ressuscitação cardiopulmonar em adultos na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-31102011-093541/
    • Vancouver

      Lourencini RR. O ensino da ressuscitação cardiopulmonar em adultos na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-31102011-093541/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024