Exportar registro bibliográfico

Estimativa dos parâmetros de resistência ao cisalhamento e do módulo de elasticidade dos resíduos sólidos urbanos utilizando resultados de ensaios de placa em aterro sanitário (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: CAMPI, THIAGO MARCEL OSHIRO - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PEF
  • Assuntos: ATERROS SANITÁRIOS; GEOTECNIA; ESTABILIZAÇÃO DOS SOLOS; RESÍDUOS SÓLIDOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: A verticalização dos aterros sanitários é decorrência da escassez de locais para construção próximos a áreas urbanas e da tendência de centralização da disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU). Como conseqüência, a questão da estabilidade dos grandes maciços sanitários tem-se tornado mais relevante no meio técnico e científico. Para a análise da estabilidade dos aterros sanitários, utilizam-se os métodos de equilíbrio limite da Geotecnia; porém, além de mais deformáveis do que os solos, os RSU não apresentam indícios de ruptura mesmo para elevadas deformações quando submetidos a ensaios de laboratório e campo. Os parâmetros de resistência são estimados; neste caso, considerando-se como tensões de ruptura aquelas associadas a níveis aceitáveis de deformação; podem ser também estimados a partir de retroanálises de rupturas de casos reais. A magnitude do intervalo de valores de coesão e ângulo de atrito na literatura especializada é muito elevada; mesmo os intervalos mais estreitos para RSU nacionais baseiam-se ainda em poucas pesquisas e estudos de caso, sendo necessárias novas contribuições para estabelecer definitivamente valores de projeto para aterros sanitários brasileiros. Outra abordagem para avaliar a estabilidade geotécnica de maciços sanitários é estimar deslocamentos e deformações resultantes do peso próprio dos RSU e das sobrecargas que ocorrem durante a ocupação do aterro e na situação de final de construção, comparando valores estimados com limites aceitáveis. É necessário, para tal, conhecer o comportamento tensão-deformação e parâmetros reológicos dos RSU, ainda mais raros na literatura do que os parâmetros de resistência.Nesta pesquisa, foram realizados quinze ensaios de placa em um aterro sanitário de grande porte, com o objetivo de estimar os parâmetros de resistência ao cisalhamento dos RSU pela retroanálise da ruptura e o módulo de elasticidade dos RSU por fórmulas elásticas e por simulação numérica do desenvolvimento do ensaio, com vistas a posteriores análises tensão-deformação do maciço sanitário. Não ocorreu a ruptura em nenhum dos ensaios realizados, não sendo possível estimar os parâmetros de resistência. Por outro lado, obtiveram-se valores do módulo de elasticidade entre 1 e 4 MPa, coerentes com outros dados da bibliografia.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.08.2011

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAMPI, Thiago Marcel Oshiro; BOSCOV, Maria Eugênia Gimenez. Estimativa dos parâmetros de resistência ao cisalhamento e do módulo de elasticidade dos resíduos sólidos urbanos utilizando resultados de ensaios de placa em aterro sanitário. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
    • APA

      Campi, T. M. O., & Boscov, M. E. G. (2011). Estimativa dos parâmetros de resistência ao cisalhamento e do módulo de elasticidade dos resíduos sólidos urbanos utilizando resultados de ensaios de placa em aterro sanitário. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Campi TMO, Boscov MEG. Estimativa dos parâmetros de resistência ao cisalhamento e do módulo de elasticidade dos resíduos sólidos urbanos utilizando resultados de ensaios de placa em aterro sanitário. 2011 ;
    • Vancouver

      Campi TMO, Boscov MEG. Estimativa dos parâmetros de resistência ao cisalhamento e do módulo de elasticidade dos resíduos sólidos urbanos utilizando resultados de ensaios de placa em aterro sanitário. 2011 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021