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Processo estratégico na criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP: esquema analítico e evidências empíricas (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: PALACIOS, FERNANDO ANTONIO COLARES - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL (ANÁLISE); UNIVERSIDADE PÚBLICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Ao constatar a complexidade e a especificidade dos processos organizacionais em universidades, a tese procurou responder à questão central de como ampliar a capacidade de análise, interpretação e explicação do processo estratégico ocorrido quando da criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Universidade de São Paulo (USP). Para tanto, o objetivo geral foi elaborar um esquema analítico capaz de estruturar os elementos intervenientes e propiciar significados aos pesquisadores e aos estrategistas sobre o processo ocorrido na EACH. Propunha-se, de forma específica, responder questões tipo: como caracterizar o processo estratégico, quais os agentes, os recursos organizacionais e as relações contextuais envolvidos e de que forma se combinaram nas ações. A estratégia foi analisada como uma construção social, na qual o ser humano é um potencial agente de transformação social. A tese fundamentou-se nas teorias sociológicas de Giddens (2003) e Sztompka (2005) e nos estudos organizacionais sobre processo. Ainda no campo da estratégia, explorou tipologias de formação e implementação. Utilizando metodologia interpretativa procurou identificar as contradições dialéticas geradas pela interação de agentes em eventos delimitados, imersos em uma realidade histórica, social e cultural. Foram realizadas entrevistas, pesquisa documental e técnicas de observação durante dois anos para a obtenção dos dados da pesquisa. O esquema analítico foi elaborado a partir detrês dimensões principais: agentes, contexto e sistemas organizacionais. Na sua aplicação, foram analisados dois eventos constituintes do episódio de criação e implantação da nova unidade: 1) elaboração do projeto da EACH e 2) elaboração do curso de mestrado em sistemas complexos. Os resultados podem ser assim resumidos: a) o esquema analítico mostrou-se capaz de captar e retratar a complexidade do processo na EACH; b) o processo estratégico, nos eventos analisados, caracterizou-se como racional e formal, em determinados momentos, e como um processo negociado e em construção permanente; c) gestores e professores foram agentes principais, sendo influenciados por valores como autonomia e legitimidade; d) fatores organizacionais como cultura da USP, formas de liderança, poder e estruturas formais e não-formais mostraram-se muito influentes, assim como, o contexto histórico e social; e) constatou-se que os modelos organizacionais de análise da universidade conseguem captar apenas partes da complexidade do processo. São apresentadas proposições para a USP no intuito de contribuir para a efetivação do projeto. Espera-se que a tese contribua para ampliar o campo de pesquisa integrando os estudos educacionais aos estudos organizacionais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.06.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      PALACIOS, Fernando Antonio Colares. Processo estratégico na criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP: esquema analítico e evidências empíricas. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28092011-194527/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Palacios, F. A. C. (2011). Processo estratégico na criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP: esquema analítico e evidências empíricas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28092011-194527/
    • NLM

      Palacios FAC. Processo estratégico na criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP: esquema analítico e evidências empíricas [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28092011-194527/
    • Vancouver

      Palacios FAC. Processo estratégico na criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP: esquema analítico e evidências empíricas [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28092011-194527/

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