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Geografia da educação (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: HATO, JÚLIO TAKAHIRO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assuntos: EDUCAÇÃO COMPARADA; GEOGRAFIA; GEOGRAFIA REGIONAL; POLÍTICAS PÚBLICAS; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Ao analisar o histórico da educação de massa a nível mundial, nota-se que este surgiu principalmente com o aparecimento dos estados nacionais ao longo dos séculos XIX e meados do século XX. Se num momento histórico a educação de massa foi fundamental para formação dos estados nacionais, como se comportaria nos dias atuais com a maioria dos territórios já definidos. Nas últimas décadas sob a égide do neoliberalismo, evidencia-se uma relação muito estreita entre economia e educação, onde políticas públicas, sem objetivos sociais, acabam por fazer da educação um instrumento para ampliar as desigualdades sociais e econômicas, onde as pessoas que detém o saber possuem cada vez mais privilégios dentro do espaço social, inclusive o acesso a um nível mais elevado de educação devido a alta renda, enquanto os iletrados são segregados espacialmente e com baixo poder aquisitivo estão cada vez mais distantes de uma educação emancipadora, num círculo vicioso que tende ser agravado pela crescente mercantilização da educação. Neste estudo pode-se visualizar este fenômeno espacialmente, seja em locais historicamente consolidados, no caso do Vale do Paraíba Paulista, ou em zonas de fronteiras agrícola, onde territórios subnacionais estão ainda em formação, principalmente na Amazônia Legal. Esta visão geográfica do espaço social através da cartografia permitiu constatar e analisar estas desigualdades, para que possa ser útil aos planejadores diante da complexidade e especificidade de problemassociais, econômicos e ambientais que ocorrem desde os níveis globais até os locais. Trata-se, portanto de uma análise de Educação Comparada, sem o intuito de criar paradigmas educacionais com base em regiões ou países desenvolvidos, mas levar a uma reflexão mais ampla diante da complexidade dos problemas atuais que necessitam primordialmente de soluções ao nível local tendo em vista as suas especificidades, diante das influências e as repercussões globais, uma vez que, as diversidades e desigualdades sócio-econômicas se tornam cada vez mais evidentes e recrudescentes diante das contradições capitalistas e da globalização que divulga XII um paradigma de desenvolvimento, sem levar em consideração a diversidade humana ou ambiental local, ressalvando-se, tão somente, quando são características favoreçam uma exploração econômica lucrativa e imediatista. Com a interdisciplinaridade da Geografia Regional e a Educação Comparada, esta dissertação procura fundamentar esta análise e prospecção territorial da educação com base nas formas, funções e estruturas que produzem determinados espaços sociais ao longo de um processo histórico, resumindo-se num estudo de Geografia da Educação
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.03.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      HATO, Júlio Takahiro; THÉRY, Hervé Émilien René. Geografia da educação. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19092011-123713/ >.
    • APA

      Hato, J. T., & Théry, H. É. R. (2011). Geografia da educação. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19092011-123713/
    • NLM

      Hato JT, Théry HÉR. Geografia da educação [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19092011-123713/
    • Vancouver

      Hato JT, Théry HÉR. Geografia da educação [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19092011-123713/

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