Exportar registro bibliográfico

(In)disciplina e violência no espaço escolar: aprendizagem e participação como fundamentos da ordem (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA NETO, CLAUDIO MARQUES DA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: VIOLÊNCIA ESCOLAR; DIREITO À EDUCAÇÃO; PAZ (CULTURA); DISCIPLINA NA SALA DE AULA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este estudo propõe-se a examinar as formas pelas quais uma escola pública do município de São Paulo lida com a indisciplina e a violência. Procura investigar como essas manifestações são concebidas entre os diversos segmentos que compõem a unidade escolar: alunos, pais, professores e demais profissionais; como se expressam no cotidiano da escola e interferem na prática docente e nas interações com os alunos, bem como procura perceber que tipos de intervenções práticas sofrem os conflitos, a violência e a indisciplina no dia a dia da escola, particularmente aqueles ligados à implementação do currículo. Busca verificar em que medida a forma de organização e as práticas institucionais interferem na aprendizagem dos alunos, geram, intensificam ou amenizam os casos de violência e indisciplina na escola. O estudo de caso valeu-se de observações sistemáticas, entrevistas, análise documental, ao longo de 17 meses, do cotidiano escolar. Concluiu que a escola, assegurando a participação democrática dos diferentes segmentos sociais e a condução compartilhada das ações pedagógicas, conseguiu reverter um quadro de indisciplina e violência sem utilizar medidas disciplinadoras, logrando assegurar a aprendizagem de todos os alunos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.05.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA NETO, Claudio Marques da; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. (In)disciplina e violência no espaço escolar: aprendizagem e participação como fundamentos da ordem. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-151957/ >.
    • APA

      Silva Neto, C. M. da, & Barretto, E. S. de S. (2011). (In)disciplina e violência no espaço escolar: aprendizagem e participação como fundamentos da ordem. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-151957/
    • NLM

      Silva Neto CM da, Barretto ES de S. (In)disciplina e violência no espaço escolar: aprendizagem e participação como fundamentos da ordem [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-151957/
    • Vancouver

      Silva Neto CM da, Barretto ES de S. (In)disciplina e violência no espaço escolar: aprendizagem e participação como fundamentos da ordem [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-151957/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021