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Dimensões da qualidade educativa nos Centros de Estudos de Línguas do estado de São Paulo (CEL-SP): subsídios à implementação do ensino de espanhol nas escolas públicas paulistas (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, JEFFERSON JANUÁRIO DOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: LÍNGUA ESPANHOLA (ESTUDO E ENSINO); LÍNGUAS (ENSINO;ASPECTOS POLÍTICOS); QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; ENSINO MÉDIO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo essencial verificar quais as contribuições que a experiência pedagógico-organizacional dos Centros de Estudos de Línguas do estado de São Paulo e, em específico, de alguns de seus docentes pode oferecer para uma implementação de boa qualidade e eficaz (BROOK; SOARES, 2008; HOPKINS, 1987; HOPKINS, 1997; MURILLO, 2007) da língua espanhola nos currículos das escolas públicas do Ensino Médio paulista. Para tanto, daremos enfoque especial a duas questões: ao contexto educativo no qual o ensino de castelhano está inserido nas unidades do CEL pesquisadas e às estratégias de ensino que seus docentes utilizam no desenvolvimento de atividades pedagógicas cotidianas. Os dados que embasam o estudo dessas questões foram obtidos, essencialmente, em contexto de pesquisa qualitativa (LUDKE e ANDRÉ, 1986) em três unidades do CEL-SP, na Capital, Grande São Paulo e Interior. Também serão fundamentais os elementos coletados na pesquisa de Santos (2007) acerca das representações (ROUSSIAU e BONARDI, 2000) de alunos, coordenadores e professores dos CEL sobre a qualidade de ensino e aprendizagem de espanhol da instituição. Por meio da análise de tais dados, verificamos se as relações (sociais, afetivas, culturais e organizacionais) existentes nas escolas pesquisadas e se a prática pedagógica dos docentes fundamentam-se em princípios de qualidade educativa expostos em documentos oficiais para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil como os ParâmetrosCurriculares Nacionais (PCN, 1998; 2000) e as Orientações Curriculares (OC, 2006) e, ainda, em princípios teóricos que descrevem a boa qualidade de ensino (AÇÃO EDUCATIVA, UNICEF, INEP, 2007; HOPKINS, 1987; HOPKINS e LAGESWEUJ, 1997, MACHADO, 2007 et al.)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.04.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SANTOS, Jefferson Januário dos; MARINELLI, Vera Lucia. Dimensões da qualidade educativa nos Centros de Estudos de Línguas do estado de São Paulo (CEL-SP): subsídios à implementação do ensino de espanhol nas escolas públicas paulistas. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-102442/ >.
    • APA

      Santos, J. J. dos, & Marinelli, V. L. (2011). Dimensões da qualidade educativa nos Centros de Estudos de Línguas do estado de São Paulo (CEL-SP): subsídios à implementação do ensino de espanhol nas escolas públicas paulistas. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-102442/
    • NLM

      Santos JJ dos, Marinelli VL. Dimensões da qualidade educativa nos Centros de Estudos de Línguas do estado de São Paulo (CEL-SP): subsídios à implementação do ensino de espanhol nas escolas públicas paulistas [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-102442/
    • Vancouver

      Santos JJ dos, Marinelli VL. Dimensões da qualidade educativa nos Centros de Estudos de Línguas do estado de São Paulo (CEL-SP): subsídios à implementação do ensino de espanhol nas escolas públicas paulistas [Internet]. 2011 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-102442/


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