Exportar registro bibliográfico

A interface educação científica e os laboratórios de pesquisa: o entendimento do fazer científico como elemento cultural para o ensino de física. (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: MENEZES, LUIS CARLOS DE - IF
  • Unidade: IF
  • Assunto: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Language: Inglês
  • Abstract: Imersos em um contexto histórico e social amplo, tanto a escola como os centros e laboratórios de pesquisa sofrem – de maneiras distintas – os percalços de decisões políticas e econômicas. Portanto, procurando uma aproximação entre a ciência e a sociedade – que são partes de um mesmo contexto cultural – buscase, nesse trabalho, estabelecer um diálogo entre setores que são, a princípio, desvinculados do cotidiano de seus indivíduos: o laboratório de pesquisa e os espaços educacionais (escolas, mídia etc). Neste sentido, a questão central desse projeto será compreender o possível papel dos laboratórios científicos no Ensino de Ciências, utilizando como aporte teórico a perspectiva da antropologia cultural. Desse ponto de vista, pressupõe se entender como os laboratórios de pesquisa podem ser caracterizados como componente da cultura em que estamos inseridos. Nessa perspectiva, foi aprofundado o conceito de cultura, entendendo-o como um conceito complexo e respeitando seu valor heurístico (WHITACKER, 2006). Assim, para os antropólogos culturalistas, a cultura deveria ser compreendida em um contexto onde a história de vida do indivíduo é, antes de mais nada, uma acomodação aos padrões e modelos tradicionalmente transmitidos por sua comunidade (Benedict apud. Kuper, 1999, p. 95). Esse olhar evoca a compreensão de que as pessoas faziam empréstimos entre si, que nenhuma sociedade evoluía em isolamento, mas em que seu desenvolvimento era permanentemente influenciado por outros povos, outras culturas e outros níveis de tecnologia (Mead apud Kuper, 1999, p.96). Deste modo, o laboratório de pesquisa pode ser entendido como um grupo social que não pode se desenvolver sem as relações sociais e cuja transmissão do conhecimento também deve ser apresentada pelos seus indivíduos.
  • Imprenta:
  • Source:
  • Conference titles: Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      WATANABE, Graciella e MENEZES, Luis Carlos de. A interface educação científica e os laboratórios de pesquisa: o entendimento do fazer científico como elemento cultural para o ensino de física. 2011, Anais.. São Paulo: Instituto de Física, 2011. Disponível em: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf. Acesso em: 26 jul. 2024.
    • APA

      Watanabe, G., & Menezes, L. C. de. (2011). A interface educação científica e os laboratórios de pesquisa: o entendimento do fazer científico como elemento cultural para o ensino de física. In Resumos. São Paulo: Instituto de Física. Recuperado de http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf
    • NLM

      Watanabe G, Menezes LC de. A interface educação científica e os laboratórios de pesquisa: o entendimento do fazer científico como elemento cultural para o ensino de física. [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 jul. 26 ] Available from: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf
    • Vancouver

      Watanabe G, Menezes LC de. A interface educação científica e os laboratórios de pesquisa: o entendimento do fazer científico como elemento cultural para o ensino de física. [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 jul. 26 ] Available from: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024