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Deliberação: leque de possibilidades para compreender os conflitos de valores na prática clínica da atenção básica (2010)

  • Autor:
  • Autor USP: ZOBOLI, ELMA LOURDES CAMPOS PAVONE - EE
  • Unidade: EE
  • Assunto: BIOÉTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este estudo abordou a temática da bioética clínica e atenção básica, por meio de pesquisa qualitativa, de abordagem compreensiva, que se caracterizou como pesquisa empírica integrada em ética. Seu o objetivo geral foi compreender a deliberação moral na atenção básica a partir das recomendações feitas pelos enfermeiros e médicos, frente a problemas éticos vividos na prática clínica. O marco teórico metodológico foi a deliberação moral, segundo a concepção teórico filosófica e a proposta metódica de Diego Gracia. O cenário de estudo foi a atenção básica, enquanto projeto político assistencial para o SUS (Sistema Único de Saúde). Participaram como sujeitos de pesquisa 30 enfermeiros e 33 médicos da rede básica de saúde da cidade de São Paulo. A coleta de dados aconteceu, entre 2000 e 2009, em entrevista individual, anônima, semiestruturada, com uso alternado de duas vinhetas contendo casos clínicos hipotéticos usuais no cenário estudado. A prudência foi categoria analítica para análise dos discursos. Os resultados mostraram diferenças quanto à prudência das recomendações para as duas vinhetas, revelando¬se leques de possibilidades de cursos de ação distintos em espectro e pendor. Ao centrar a análise nos cursos de ação prudentes, em ambas vinhetas, desvelou-se como categoria empírica o cuidado, que abria espaço para a prudência e tornava possível a deliberação. Por configurar-se como saber que busca o sucesso prático, o cuidado assumido, ao mesmo tempo como valorfim e valor meio da prática clínica, propicia a deliberação. A prudência é critério da deliberação e o cuidado, seu espaço. Deliberação, prudência e cuidado são comportamentos éticos a serem forjados em exercício virtuoso diário. Vislumbra-se, assim, como sequência desse estudo uma grande e desafiadora tarefa educativa para profissionais da atenção básica, a fim de engendrar a deliberação, a prudência e o cuidado como saberes vividos na realidade da prática clínica de enfermeiros e médicos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.06.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Deliberação: leque de possibilidades para compreender os conflitos de valores na prática clínica da atenção básica. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/7/tde-22022011-104726/ >.
    • APA

      Zoboli, E. L. C. P. (2010). Deliberação: leque de possibilidades para compreender os conflitos de valores na prática clínica da atenção básica. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/7/tde-22022011-104726/
    • NLM

      Zoboli ELCP. Deliberação: leque de possibilidades para compreender os conflitos de valores na prática clínica da atenção básica [Internet]. 2010 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/7/tde-22022011-104726/
    • Vancouver

      Zoboli ELCP. Deliberação: leque de possibilidades para compreender os conflitos de valores na prática clínica da atenção básica [Internet]. 2010 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/7/tde-22022011-104726/


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